O FBI revelou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (2), que o ataque em Nova Orleans, nos Estados Unidos, na madrugada de quarta-feira (1º), que resultou na morte de pelo menos 14 pessoas e deixou 35 feridos, foi praticado por uma única pessoa, identificada como Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos.
O suspeito, cidadão americano e residente no Texas, foi morto pelas autoridades policiais após o ataque.
De acordo com as autoridades, Jabbar estava usando armadura corporal e dirigia um caminhão alugado com uma bandeira preta, cuja afiliação ainda não foi esclarecida.
Contudo, o FBI confirmou que o suspeito havia se declarado nas redes sociais como afiliado ao Estado Islâmico, sendo descrito como “100% inspirado pelo ISIS”. Essa afiliação foi reforçada por Christopher Raia, oficial antiterrorismo do FBI, que afirmou que a agência já investigava o interesse de Jabbar pelo grupo extremista.
Imagens de vigilância mostraram o momento em que Jabbar colocou dois dispositivos explosivos no local do ataque, além de ter executado o ataque armado. Raia também confirmou que o suspeito havia servido no exército dos Estados Unidos e que a agência continua coletando informações.
A polícia pediu que qualquer pessoa que tenha sido testemunha do ocorrido no French Quarter de Nova Orleans durante a véspera e o início do dia de Ano Novo se apresente.
O ataque, que abalou a cidade, continua sendo investigado pelas autoridades, com um foco particular na afiliação de Jabbar ao Estado Islâmico e nas circunstâncias que levaram à tragédia.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Após oferta dos E.U.A, China avalia negociação de tarifas

EUA procuram China para negociação de tarifas impostas por Trump

Campo-grandense acusado de matar taxista com 38 facadas em Portugal é absolvido

MP instaura inquéritos para apurar irregularidades em cargos públicos em Sidrolândia

Após apagão, energia elétrica em Portugal deve ser restaurada nas próximas horas

Espanha e Portugal ficam sem luz após falha na rede elétrica

Rússia anuncia cessar-fogo temporário e pede reciprocidade da Ucrânia

Vaticano anuncia início do Conclave para 7 de maio

Homem joga carro contra multidão durante festival no Canadá e mata 11
