Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Internacional

Forte terremoto deixa mais de mil mortos e centenas de feridos no Marrocos

Não há registro de brasileiros entre as vítimas, diz embaixada

09 setembro 2023 - 11h29Brenda Leitte, com G1 Notícias

Um terremoto de magnitude 6,8 (considerada forte e capaz de produzir grandes estragos) atingiu o Marrocos na noite dessa sexta-feira (8), por volta das 18h30 (no horário de MS). Até a última atualização, eram 1.037 mortos e mais de 1.200 feridos, de acordo com o balanço divulgado pelo Ministério do Interior marroquino.

O órgão afirma que o número de vítimas deve aumentar ao longo deste sábado (9), já que os trabalhos de resgate — dificultados por bloqueios e obstruções nas estradas — ainda estão em curso.

Segundo o Itamaraty, não há notícia de brasileiros entre os mortos e feridos.

O tremor produziu estragos tanto em aldeias da Cordilheira do Atlas (no noroeste da África) como na cidade histórica de Marrakech, no oeste do Marrocos. As forças armadas do país e equipes de resgate foram deslocadas para as áreas mais afetadas.

O terremoto durou cerca de 15 segundos e aconteceu a uma profundidade de 18,5 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Há relatos de pessoas que também sentiram os tremores em países próximos, como Portugal, Espanha e Argélia.

Desespero e correria nas ruas

Na rede social X (o antigo Twitter), há relatos de pessoas que correram pelas ruas, enquanto prédios balançavam. De acordo com agências de notícias, edifícios colapsaram.

Imagens mostram moradores desesperados no entorno da Mesquita Koutoubia, um dos marcos mais famosos de Marrakech. Segundo a imprensa marroquina, essa construção histórica do século XII foi danificada.

O chefe da pequena cidade rural de Talat N’Yaaqoub, Abderrahim Ait Daoud, disse ao site de notícias marroquino 2M que casas na região de Al Haouz desabaram parcial ou totalmente, a eletricidade foi cortada, e estradas ficaram bloqueadas em alguns trechos, dificultando a passagem de ambulâncias.

Tremores não são incomuns na região

A região norte de Marrocos fica mais sujeita a terremotos por se localizar entre duas placas tectônicas (a africana e a euroasiática).

Em 2004, por exemplo, pelo menos 628 pessoas morreram e 926 ficaram feridas quando um terremoto sacudiu Alhucemas, no nordeste do país.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mortos na Operação Contenção / PMERJ E PCRJ -
Justiça
Audiência de direitos humanos discute operação policial no Rio que terminou com 122 mortos
O ditador Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte
Internacional
Coreia do Norte reconhece novo líder do Irã e critica "atos de agressão" dos E.U.A
Mulher é morta por elefante após provocar animal na Namíbia
Internacional
Mulher é morta por elefante após provocar animal na Namíbia
PCC e CV atuam em diversos estados brasileiros
Internacional
PCC e Comando Vermelho serão classificados como 'organizações terroristas' pelos EUA
Foto: EFE/EPA/Abedin Taherkenareh
Internacional
Irã define novo líder supremo após morte de Ali Khamenei
Foto: Anadolu/Reuters
Internacional
Irã denuncia mortes de civis e diz que mais de 1,3 mil morreram em conflito com EUA e Israel
Bombardeio em vários locais do Oriente Médio
Internacional
Hezbollah no Líbano volta à guerra e conflito escala no Oriente Médio
Papa Leão XIV
Internacional
Papa pede diplomacia e fim da espiral de violência no Oriente Médio
Com morte de Khamenei, Irã forma conselho de governo com aiatolá Arafi
Internacional
Com morte de Khamenei, Irã forma conselho de governo com aiatolá Arafi
Bombardeio atingiu Irã
Internacional
Itamaraty desaconselha viagens a 11 países após ataque ao Irã

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS