O Furacão Melissa, de categoria 5, atingiu a Jamaica nesta terça-feira (28), trazendo ventos de quase 300 km/h e provocando condições catastróficas em grande parte do país.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), esta é a pior tempestade a atingir a ilha no século XXI, impactando regiões onde vive mais da metade da população jamaicana.
A formação do furacão foi descrita por meteorologistas como “uma intensificação extremamente rápida”, levando Melissa à categoria 5, a mais alta na escala Saffir-Simpson, e tornando-a a tempestade mais forte do planeta em 2025.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) emitiu alertas de “inundações repentinas catastróficas”, deslizamentos de terra e ventos capazes de causar falhas estruturais totais.
O governo jamaicano abriu mais de 800 abrigos em escolas e centros comunitários projetados para resistir ao impacto do fenômeno.
As autoridades locais orientaram os moradores a carregar alimentos suficientes para dois ou três dias ao buscarem abrigo.
“O momento é de proteção e solidariedade. Estamos diante de um evento climático sem precedentes neste século”, afirmou o ministro da Segurança Nacional da Jamaica.
O último furacão de categoria 5 a atingir o país foi o Dorian, em setembro de 2019, com ventos de até 297 km/h nas Bahamas.
Já o furacão Gilbert, em 1988, segue como o mais destrutivo a tocar a Jamaica até então, quando chegou à ilha com categoria 4 e ventos de 219 km/h.
Com o avanço de Melissa sobre o Caribe, autoridades internacionais acompanham o deslocamento da tempestade, que ainda pode causar impactos severos em Cuba e nas Ilhas Cayman nas próximas horas.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA


Palmeiras agitadas pelo vento ante da chegada do furacão Melissa em Hellshire, na Jamaica (REUTERS/Octavio Jones)



