O Hamas afirmou nesta terça-feira (30) que está avaliando a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar a guerra na Faixa de Gaza, mas não deu um prazo para uma resposta. Israel já aceitou o plano apresentado por Trump na segunda-feira (29).
Segundo uma fonte anônima do Hamas, o grupo iniciou uma série de consultas internas e externas, que podem levar vários dias devido à complexidade da situação, especialmente após a agressão israelense em Doha.
Trump pressionou o Hamas e deu um prazo de "3 a 4 dias" para o grupo responder. "Vamos esperar 3 a 4 dias. Os países árabes e muçulmanos já estão a bordo, Israel também. Estamos apenas esperando pelo Hamas. Se não aceitarem, será um triste fim, pois não há muito espaço para negociações", afirmou o presidente dos EUA.
A proposta de Trump, composta por 20 pontos, prevê a Faixa de Gaza como uma zona livre de grupos armados, com membros do Hamas recebendo anistia caso entreguem suas armas e se comprometam com a convivência pacífica.
O Hamas, por meio de sua fonte, afirmou que dará uma resposta que refletirá a posição do grupo e dos movimentos de resistência palestinos. Outra fonte palestina confirmou que o plano está sendo analisado.
Em coletiva de imprensa, Trump ameaçou adotar medidas militares para eliminar o Hamas de forma definitiva caso o grupo rejeite a proposta. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, também apoiou o plano e afirmou que Israel continuará a ofensiva se o acordo não for alcançado.
O governo do Catar, por meio de seu porta-voz Majed al-Ansari, anunciou que realizará conversas com negociadores do Hamas e o governo turco para discutir a proposta de Trump, indicando que o Catar voltou a atuar como mediador após Israel se desculpar pelo ataque a membros do Hamas em Doha.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA


Tanque de Israel perto da fronteira com a Faixa de Gaza (Foto: Jack Guez / AFP)




