Menu
Menu
Busca quinta, 17 de julho de 2025
TJMS Mulher jul25
Internacional

Israel ordena preparação de militares após Hamas adiar libertação de reféns

Ministro destacou que soldados devem estar preparados para "qualquer cenário possível" na Faixa de Gaza

10 fevereiro 2025 - 18h22Carla Andréa, com CNN

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou, neste sábado (15), que instruiu as Forças de Defesa do país a se prepararem "ao mais alto nível de alerta para qualquer cenário possível" na Faixa de Gaza. A declaração ocorreu após o Hamas suspender a libertação de reféns que estava prevista no acordo de cessar-fogo.

Katz classificou a decisão do grupo como uma "violação completa do acordo de cessar-fogo e do acordo para libertar os reféns".

O governo israelense reforçou que considera qualquer descumprimento do pacto como algo grave e ressaltou sua intenção de manter o entendimento conforme o combinado.

O Hamas, por sua vez, alegou que Israel descumpriu pontos do acordo, incluindo restrições ao retorno de deslocados para o norte de Gaza, ataques a civis e impedimentos à entrada de ajuda humanitária.

Até o momento, 16 dos 33 reféns que deveriam ser soltos na primeira fase do acordo já foram libertados, além de cinco reféns tailandeses, que não estavam previstos na negociação inicial. Em contrapartida, Israel já liberou centenas de prisioneiros palestinos, incluindo detentos com penas de prisão perpétua e outros mantidos sem acusação formal.

O Hamas justificou a suspensão da soltura de reféns sob a alegação de que Israel não cumpriu sua parte no pacto, negando acesso total à ajuda humanitária em Gaza.

O governo israelense, no entanto, refutou as acusações e afirmou que o grupo não respeitou a ordem estabelecida para a libertação dos cativos, além de organizar exibições públicas quando os reféns foram entregues à Cruz Vermelha. Diante do impasse, cresce a tensão na região. 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Viatura Polícia Militar
Polícia
TJMS rejeita apelação e confirma condenação de cabo da PMMS por deserção
Várias pessoas foram vistas saindo do telhado com a ajuda de equipes de resgate
Internacional
Hipermercado pega fogo e deixa 69 mortos a leste do Iraque
Fumaça sobe após ataques ao Ministério da Defesa da Síria em Damasco
Internacional
Israel bombardeia Ministério da Defesa da Síria
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em entrevista coletiva com presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Helsinque, em 2018
Internacional
Rússia diz que declaração de Trump "é séria" e pede tempo para analisar
Foto: Freepik
Internacional
Presidente do Equador propõe reforma constitucional pela castração química
 Foto: CENTRAL INDUSTRIAL SECURITY FORCE/Handout via AFP
Geral
Avião da Air India sofreu cortes no motor segundos antes de cair
Lviv, Ucrânia
Internacional
Rússia lança drones e mísseis e mata dois no Oeste da Ucrânia
Ursula von der Leyen
Internacional
União Europeia analisa "contramedidas proporcionais" às tarifas de Trump
Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta -
Política
Congresso reage à tarifa de 50% imposta por Trump ao Brasil e avalia retaliação
Homem descobre câncer após atribuir enxaquecas ao estresse da rotina
Internacional
Homem descobre câncer após atribuir enxaquecas ao estresse da rotina

Mais Lidas

Foto: Divulgação
Cidade
Capital abre processo seletivo para auxiliar administrativo, motorista e cuidador social
Santa Casa tenta achar família e identificar paciente internado há quase um mês no hospital
Polícia
Santa Casa tenta achar família e identificar paciente internado há quase um mês no hospital
Santa Casa encontra familiar de paciente internado sem identificação há quase 1 mês
Polícia
Santa Casa encontra familiar de paciente internado sem identificação há quase 1 mês
O caso aconteceu em Campo Grande
Polícia
JD1TV: 'Justiceiros' dão corretivo em ladrão de lixeira no Nova Lima