Uma mulher de 61 anos recebeu um pulmão de um doador infectado pela covid-19 e morreu. O caso aconteceu em Michigan, nos Estados Unidos, no final do ano passado e foi analisado por pesquisadores da Universidade local. O estudo foi publicado no dia 10 deste mês no American Journal of Transplant.
Após três dias de ter recebido o ‘novo’ pulmão, a senhora começou a apresentar sintomas do novo coronavírus e o cirurgião, que fez o procedimento, também foi infectado. Os especialistas do Hospital da Universidade de Michigan estranharam, uma vez que os testes da doadora do órgão não detectaram a covid. Mas, concluíram que só ela poderia ter sido a responsável pela transmissão.
De acordo com estudo, antes da utilização dos pulmões da doadora, vítima de um acidente de carro fatal, foram feitos exames PCR e swab nasofaríngeo, que deram negativo. Mas não foram feitos testes do trato respiratório inferior, onde aparecem as doenças respiratórias mais graves.
Então, os pesquisadores compararam os fluídos das vias respiratórias das três pessoas envolvidas e concluíram o caso. Nenhum outro órgão foi transplantado para outros pacientes.
Os especialistas afirmaram ser o primeiro caso desse tipo no mundo e salientaram para a necessidade de fazer testes mais completos quando se trata da doação de pulmões. Além do alerta para os profissionais da saúde usarem equipamentos de proteção individual aprimorados quando estiverem envolvidos na obtenção e transplante de pulmão.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA







