O professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais Leonardo Nemer Caldeira Brant foi eleito na última sexta-feira (4) para assumir uma cadeira vaga no cargo de juiz da Corte Internacional de Justiça, em Haia, e deverá permanecer no cargo até 2027.
O brasileiro ocupará a cadeira vaga deixada pelo também juiz brasileiro Antônio Augusto Cançado Trindade, que faleceu em maio deste ano.
"Essa é uma eleição que indica o seguimento do grande legado deixado pelo professor Cançado Trindade, o qual eu, com a minha personalidade e com a minha consciência, evidentemente, procurarei seguir, como jurista junto à Corte Internacional de Justiça", disse Brant a agência de notícias da ONU.
Segundo a organização, o brasileiro recebeu um total de 121 votos favoráveis na Assembleia Geral e outros 13 no Conselho de Segurança. Para que um candidato vença, é necessário que ele ultrapasse 97 votos na Assembleia Geral e 8 no Conselho de Segurança.
"Uma vitória do Brasil, que envolveu o Itamaraty e a minha atuação igualmente. Tenho a certeza que farei todo o meu possível para honrar tanto o nome do Brasil quanto o direito internacional junto ao meu trabalho à Corte Internacional de Justiça", acrescentou.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Presidente do Equador propõe reforma constitucional pela castração química

Avião da Air India sofreu cortes no motor segundos antes de cair

Rússia lança drones e mísseis e mata dois no Oeste da Ucrânia

União Europeia analisa "contramedidas proporcionais" às tarifas de Trump

Congresso reage à tarifa de 50% imposta por Trump ao Brasil e avalia retaliação

Homem descobre câncer após atribuir enxaquecas ao estresse da rotina

Duas pessoas morrem em ataque de mísseis da Rússia contra Kiev

Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros; veja nota enviada a Lula

Planeta registrou em junho a 3ª temperatura mais quente da história
