Um terremoto de magnitude 4,8 foi registrado nos arredores de Lisboa, em Portugal, nesta segunda-feira (17). O epicentro do tremor foi identificado na Costa da Caparica, a cerca de 18 quilômetros do centro da Capital portuguesa.
De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo ocorreu em terra, a uma profundidade de 10 quilômetros, considerada baixa, o que pode ter potencializado a intensidade do tremor. Moradores de Lisboa relataram ter sentido o abalo de forma significativa.
O Centro Sismológico Euromediterrâneo informou que não há risco de tsunami em decorrência do tremor. Até o momento, não foram registrados danos estruturais ou vítimas.
Este não é o primeiro tremor significativo na região nos últimos tempos. Em agosto de 2023, Lisboa foi atingida por um terremoto de magnitude 5,4, um dos mais fortes das últimas décadas.
O evento reacendeu memórias do devastador terremoto de 1755, que teve magnitude estimada entre 8,5 e 9. Na ocasião, a cidade foi destruída por um abalo sísmico seguido de tsunami e incêndios, deixando um saldo de 20 mil a 100 mil mortos e exigindo uma reconstrução quase completa da capital portuguesa.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com aval da Rússia, Dilma é reeleita presidente do Banco do Brics

LÃder polÃtico do Hamas é morto após ataque áereo de Israel

Papa Francisco deixa hospital após cinco semanas de tratamento para pneumonia

Israel ataca alvos do Hezbollah no LÃbano após disparo de foguetes

Papa pode fazer primeira aparição pública, após internação, neste domingo

Trump anuncia fabricação de caça 'mais letal' com nome em sua homenagem

Trump diz que não quer guerra com a China, mas afirma estar pronto para conflito

JD1TV: Incêndio em subestação fecha aeroporto de Londres e voos no mundo atrasam

JD1TV: Carregador portátil explode e pega fogo durante voo em Hong Kong
