Um trisal formado por Eric LeBlanc, Jonathan Bédard e Justin Maheu entrou com ação judicial exigindo que a província de Quebec, no Canadá, reconheça legalmente os três como pais de sua filha de três anos.
A adoção foi formalizada em outubro por meio do Serviço de Proteção à Juventude de Quebec (DPJ), após cerca de dois anos e meio de processo.
Segundo o trio, o maior obstáculo é a legislação de Quebec, que não reconhece mais de duas pessoas como pais. Atualmente, autoridades políticas e judiciárias estão em desacordo sobre o tema.
Um juiz liberal da Corte Superior afirmou que o status quo é “inconstitucional”, alegando violação à Carta Canadense de Direitos e Liberdades, ao discriminar famílias não nucleares.
O Canadá possui leis mais liberais em outras províncias, como Ontário e Colúmbia Britânica, que permitem legalmente o reconhecimento de mais de dois pais. LeBlanc, Bédard e Maheu relataram que a primeira agência de adoção a que recorreram não os aceitou devido à legislação de Quebec, mas, após contratar um advogado, conseguiram iniciar o processo em outra agência.
Apesar da decisão judicial favorável de 2024, a província de Quebec recorreu, alegando que o reconhecimento de famílias multiparentais poderia prejudicar as crianças.
O trisal disse estar desapontado com a falta de apoio do governo, afirmando que não desistirá de lutar pelo reconhecimento legal de sua família.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA

Eduardo Bolsonaro vira réu no STF por coagir ministros; Defensoria Pública assume defesa

Filho guarda corpo mumificado da mãe há anos para receber aposentadoria dela e acaba preso

VÍDEO: Explosão atinge navio cargueiro no porto de Los Angeles







