O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (10) impor novas sanções contra oito autoridades mais importante do Irã, entre elas o secretário do Conselho de Segurança Nacional, Ali Shamkhani, além de 17 produtores de metais e companhias mineradoras, uma entidade tripartite com a China e Seychelles, um navio cargueiro.
A ação se dá em respostas aos ataques de Teerã a duas bases americanas no Iraque na noite de terça-feira 7. “Os Estados Unidos estão atingindo altas autoridades iranianas por causa do envolvimento delas e cumplicidade nos ataques de mísseis balísticos de terça-feira”, afirmou o secretário do Tesouro americano, Steve Mnuchin, por meio de comunicado.
“Nós estamos também designando os maiores fabricantes de metais do Irã e impondo sanções sobre novos setores da economia iraniana, incluindo a construção, a indústria manufatureira e a mineração. Essas sanções vão continuar até que o regime pare de financiar o terrorismo global e se comprometa a nunca ter armas nucleares”, completou.
o vice-chefe de gabinete das Forças Armadas, Mohammad Reza Ashtiani, e o comandante da milícia Basij da Guarda Revolucionária do Irã, Gholamreza Soleimani, também sofrerão sanções.
Os ataques de Teerã às bases americanas ocorreram como represália ao assassinato do general Qasen Soleimani, líder das forças de elite da Guarda, em Bagdá, no último dia 3. O governo iraniano ainda não respondeu às novas sanções dos Estados Unidos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA


Donald Trump, em seu primeiro pronunciamento após os ataque iranianos 08/01/2020 (Evan Vucci/AP)



