O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (23), durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, que uma redução nos preços do petróleo poderia levar ao encerramento da guerra na Ucrânia.
Segundo o republicano, a Arábia Saudita e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) são corresponsáveis pela continuidade do conflito. "Isso é algo que deveria ter sido feito há muito tempo. É responsabilidade deles que isso tenha chegado tão longe. Milhões de vidas teriam sido poupadas se essa ação tivesse sido tomada antes", afirmou.
Trump também anunciou a intenção de renegociar os acordos de compra de petróleo com a Arábia Saudita, sugerindo um aumento do valor total para US$ 1 trilhão, em comparação aos US$ 600 bilhões previamente acordados.
Eleito para um segundo mandato em 2024, Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos na última segunda-feira (20). A declaração em Davos marca seu primeiro discurso internacional desde a posse e reflete o tom assertivo que prometeu adotar em questões de política externa e energética.
E também, a fala de Trump ocorre em meio a uma escalada de tensões globais relacionadas ao conflito na Ucrânia, que já ultrapassa um ano. O governo saudita e a Opep ainda não comentaram as declarações do presidente americano.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Kim Jong-un pede que Coreia do Norte "intensifique" preparações para a guerra

Israel e Hamas voltam a negociar cessar-fogo na Faixa de Gaza

Chile registra terremoto de magnitude 6,1

Guiana afirma que sofreu três ataques vindos da Venezuela em período de 24h

Itália aprova lei que restringe a concessão de cidadania para estrangeiros

Juiz mantém condenação por "gatos" na Ceasa contra ex-diretor e eletricista

China irá isentar brasileiros de visto para viagens de até 30 dias ao país

Irmãos Menendez podem ser libertados após mais de 30 anos de prisão

Popular, Papa Leão XIV acumula mais de 9 milhões de seguidores em 24h no Instagram
