Nos Estados Unidos desde dezembro, o visto diplomático oficial de Jair Bolsonaro perderá sua validade no fim deste mês nos Estados Unidos, onde entrou como chefe de Estado, dado que ainda era presidente do Brasil na época de sua viagem.
O documento expirará porque, segundo as regras vigentes, os portadores de vistos diplomáticos que deixem o cargo devem apresentar pedido de permanência em um prazo de até 30 dias, logo, como Bolsonaro deixou de ser o presidente do Brasil em 1º de janeiro, ele deverá preencher o formulário com o pedido de permanência até 31 deste mês.
Bolsonaro precisará, além de fazer o preenchimento do formulário, escrever uma carta destacando seus planos e itinerário para mudar seu passaporte da categoria A, destinada a pessoas em missão diplomática ou chefes de estado, para a categoria de visitante.
Outra opção para garantir a estadia do ex-presidente nos Estados Unidos seria informar uma oferta de trabalho no país, caso haja alguma.
Segundo o portal de notícias americano AP News, congressistas democratas apresentaram ao presidente Joe Biden uma carta, assinada por 46 parlamentares, exigindo o cancelamento do visto diplomático e saída imediata de Bolsonaro do país.
“Nós exigimos que você reavalie a sua situação no para assegurar se há pressuposto legal para sua estadia e para que revogue-se qualquer passaporte diplomático que ele possa ter em mãos. (…) Os Estados Unidos não devem promover abrigo para ele ou qualquer autoridade que tenha inspirado tamanha violência contra as instituições democráticas”, diz trecho da carta, entregue ao presidente estadunidense após os atos de 8 de janeiro em Brasília.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

CDC África alerta que vírus de Marburg pode se espalhar para outros três países

Mulher é pega de surpresa ao se deparar com cobra peçonhenta em cima da cama

Meta é processada por não impedir tráfico humano no Facebook e Instagram

Já apostou? Mega-Sena sorteia R$ 54 milhões nesta quarta-feira

Argentina, Chile, Equador, México e Peru são atingidos por terremotos

JD1 Urgente: Tribunal de Haia manda prender Putin

Em protestos contra a reforma da Previdência, mais de 300 pessoas foram detidas

Médicos encontram mola dentro do pulmão de criança de 5 anos

Corpo de brasileira desaparecida é encontrado esquartejado e carbonizado nos EUA
