Menu
Menu
Busca domingo, 29 de junho de 2025
Governo Incendios - Jun25
Justiça

Alexandre de Moraes suspende ações sobre demissão imotivada em estatal

Decisão final caberá ao plenário do STF

16 junho 2019 - 12h45Joilson Francelino, com informações da Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta semana suspender todas as ações em tramitação no país que tratem da demissão de funcionários concursados de empresas públicas cuja dispensa não tenha sido motivada. A decisão é provisória até que o plenário decida sobre o assunto.

O tema é acompanhado de perto pelas empresas públicas que atuam em livre concorrência com as companhias privadas, como os bancos públicos, por exemplo. Essas estatais defendem estar submetidas ao regime jurídico das empresas privadas, conforme estaria orientado na Constituição.

A decisão do ministro foi tomada em um recurso extraordinário feito por cinco funcionários do Banco do Brasil, demitidos em 1997 sem que o banco desse motivo para a dispensa. Para eles, a sociedade de economia mista feriu os princípios de moralidade e impessoalidade que regem a administração pública.

Desde então, o caso se desenrola no Judiciário. Os autores perderam a causa no Tribunal Superior do Trabalho (TST), antes de recorrerem ao Supremo. O primeiro relator do recurso, o falecido ministro Teori Zavascki, chegou a dar ganho de causa aos empregados, mas a decisão acabou revertida por Alexandre de Moraes, que herdou o processo.

Após um novo recurso dos autores, o STF decidiu pela repercussão geral. Isso significa que os ministros do Supremo consideraram haver uma questão constitucional relevante a ser discutida, e que ao julgá-la, o que não há prazo para ocorrer, deverá ser definida uma tese como parâmetro para todos os casos semelhantes em tramitação na Justiça do país.

Em outubro do ano passado, o STF já tomou decisão no sentido de que qualquer empresa pública está submetida a princípios da administração pública e por isso devem motivar a demissão de funcionários admitidos via concurso. Na ocasião, porém, o plenário decidiu restringir os efeitos da decisão somente à Empresa de Correios e Telégrafos.

O Banco do Brasil alega que a essência de sua atividade não é suprir a necessidade de um serviço público, como os Correios, e que atua em concorrência com as empresas privadas, motivo pelo qual o entendimento do Supremo naquele caso não se aplicaria ao banco.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Juliano Ferro - Foto: Reprodução / Assessoria Prefeitura Municipal De Ivinhema
Interior
MPMS faz 'lambança' e tem ação por promoção pessoal contra Juliano Ferro extinta
Acusada de matar ex-cunhado para proteger irmã não vai a júri popular, determina Justiça
Justiça
Acusada de matar ex-cunhado para proteger irmã não vai a júri popular, determina Justiça
Sede BPChoque da PMMS -
Cidade
Treinamentos do Choque incomodam vizinhança e MP abre procedimento investigativo
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
Siderúrgica investigada por poluição em Aquidauana faz acordo de R$ 50 mil com o MP
STJ -
Justiça
STJ determina presídio comum para ex-PM condenado por corrupção em MS
Viatura Polícia Militar
Justiça
Justiça ordena expulsão de sargento da PMMS por transporte clandestino de celulares
STF decide que redes sociais poderão ser responsabilizadas por conteúdo ofensivo
Justiça
STF decide que redes sociais poderão ser responsabilizadas por conteúdo ofensivo
Homem vai a júri popular por assassinato a facadas de desafeto em Campo Grande
Justiça
Homem vai a júri popular por assassinato a facadas de desafeto em Campo Grande
Argemiro Ribeiro da Silva - Assassinado em 2022
Justiça
Promotora quer júri popular de irmãos que mataram idoso a pauladas na Capital
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Justiça
MP impõe sigilo obrigatório nas negociações de acordos em casos de improbidade

Mais Lidas

Imagem Ilustrativa
Polícia
'Eu pedi para parar, chorando': Menino é estuprado por homem no Rita Vieira
Suspeito teria matado o pai na Capital em razão de abusos sofridos no passdo
Polícia
Suspeito teria matado o pai na Capital em razão de abusos sofridos no passdo
Rapaz com esquizofrenia mata próprio pai a facadas no Pedrossian
Polícia
Rapaz com esquizofrenia mata próprio pai a facadas no Pedrossian
JD1TV: Adolescente é esfaqueada por colega durante briga na saída da escola em Campo Grande
Polícia
JD1TV: Adolescente é esfaqueada por colega durante briga na saída da escola em Campo Grande