Menu
Menu
Busca quarta, 06 de maio de 2026
Justiça

Câmara reage contra pedido da prefeita para invalidar promoção de servidores

Adriane move ação de inconstitucionalidade contra mudanças de cargos na Secretaria de Saúde, estabelecidas por lei de 2020

27 fevereiro 2025 - 11h02Vinícius Santos     atualizado em 14/03/2025 às 14h37

A Câmara Municipal de Campo Grande, presidida pelo vereador Epaminondas Vicente Silva Neto, o "Papy", se posicionou na Justiça contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela prefeita Adriane Lopes (PP). 

A ação questiona a validade do artigo 37 da Lei Complementar nº 382/2020, sancionada durante a gestão do ex-prefeito Marquinhos Trad (PDT), que promoveu servidores da Secretaria Municipal de Saúde sem a realização de concurso público.

A prefeita Adriane Lopes argumenta que o artigo 37 da referida lei é inconstitucional por permitir promoções de servidores sem concurso público, o que, segundo ela, violaria a Constituição Estadual de Mato Grosso do Sul. Ela solicita que a Justiça declare o artigo inconstitucional, alegando que a lei possibilitou o provimento de cargos públicos sem a devida seleção.

Por outro lado, a Câmara Municipal defende que a Lei Complementar nº 382/2020 está em conformidade com a Constituição. Segundo a defesa, a reestruturação administrativa promovida pela lei visou reorganizar a carreira de Suporte aos Serviços de Saúde e não alterar substancialmente as funções e requisitos para os cargos. A Câmara argumenta que a transformação de cargos foi realizada respeitando os requisitos do Supremo Tribunal Federal (STF) para reestruturações no serviço público.

A Câmara também destaca que a transformação dos cargos, como o de Agente de Atividades Educacionais e Ajudante de Operação, foi condicionada a critérios específicos, como a capacitação profissional necessária e o cumprimento de requisitos de escolaridade. Além disso, a legislação previu que a admissão aos cargos transformados acontecesse através de concurso público.

Entre os cargos afetados pela mudança estão funções como assistente administrativo, motorista e telefonista, que foram convertidos em Assistente de Serviços de Saúde. As atribuições desse cargo incluem atividades como atendimento aos usuários, coleta de dados e serviços administrativos.

A Câmara Municipal pediu à Justiça que não suspenda a eficácia da Lei Complementar nº 382/2020, alegando que não estão presentes os requisitos legais que justificariam a suspensão da norma. A decisão final sobre a constitucionalidade da lei será tomada pelo desembargador Paulo Alberto de Oliveira, e será posteriormente analisada pelo colegiado do TJMS.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: IA - Reprodução / Gemini - Google
Justiça
Após expor caso de violência, ex de 'Trutis' relata orientação de pastores para orar
Daniel Vorcaro, dono do banco Master
Justiça
Defesa de Vorcaro entrega proposta de delação à PGR e PF
Pedro Lucio Jesus de Oliveira, o 'Peu', em julgamento - Foto: Vinícius Santos
Justiça
'Peu' pega 14 anos de prisão por assassinato com foice em Campo Grande
Peu senta na cadeira dos réus para julgamento
Justiça
'Peu' encara júri após matar desafeto com golpes de foice em Campo Grande
Foto: Reprodução
Justiça
Mato Grosso do Sul terá reforço da Justiça Federal com seis novas varas
Divulgação - TJMS
Justiça
TJ amplia rede de Cejuscs e fortalece política de conciliação em Mato Grosso do Sul
Prefeita Adriane Lopes - Foto: Vitor Kramer
Cidade
Justiça acaba com ação do PT que questionava aumento da 'taxa do lixo' em Campo Grande
E-título
Justiça
Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina nesta quarta
Deusa da Justiça, monumento no fórum de Campo Grande -
Justiça
Réu é condenado a 4 anos em regime aberto por tiros em confusão com empresário na Capital
Viatura Polícia Militar
Justiça
Justiça mantém condenação de cabo da PMMS por constranger adolescentes em Três Lagoas

Mais Lidas

Imagem ilustrativa
Polícia
Vizinha denuncia casal por ato sexual com janela aberta em prédio no Pioneiros
Local do acidente - Foto: WhatsApp / JD1
Trânsito
Acidente de moto mata jovem de 19 anos no bairro São Conrado, em Campo Grande
Gabriel foi atingido por três tiros
Polícia
Rapaz que entrou na frente de tiros para salvar namorada morre em Três Lagoas
Fachada da Secretaria Estadual de Saúde
Saúde
SES emite alerta para surto de meningite meningocócica em Mato Grosso do Sul