Entre os dias 3 e 7 de novembro de 2025, a XX Semana da Conciliação trouxe resultados expressivos para a Justiça de Mato Grosso do Sul. No período, foram pautados 2.169 processos e realizadas 1.047 audiências, das quais 301 terminaram em acordo, resultando em um índice de conciliação de 28,74%. O percentual é considerado significativo diante da meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para este ano.
A adesão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) ao programa do CNJ está prevista na Meta 3 de 2025, que determina o estímulo à conciliação com o objetivo de elevar o Índice de Conciliação do Justiça em Números em um ponto percentual em relação a 2024.
Para alcançar esse avanço, os tribunais devem superar a cláusula de barreira de 17%. Nesse contexto, o resultado obtido pelo TJMS demonstra o empenho do Judiciário sul-mato-grossense em promover métodos autocompositivos e fortalecer a cultura da pacificação social.
Coordenada pelo desembargador José Ale Ahmad Netto, designado pelo Conselho Superior da Magistratura e coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), a XX edição da Semana teve como tema “Conciliação e Mediação”.
A iniciativa buscou mobilizar magistrados, servidores, advogados e a sociedade em geral na disseminação da cultura da paz e do diálogo, desestimulando condutas que tendem a gerar conflitos. As audiências ocorreram em todo o Estado, tanto de forma presencial, nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), quanto por videoconferência.
Parte das pautas foi definida pelos próprios magistrados, e outra parte a partir de solicitações das partes interessadas, conforme prevê o Provimento nº 724, de 1º de outubro de 2025, publicado no Diário da Justiça do dia 15 de outubro.
Realizada anualmente pelo CNJ, a Semana Nacional da Conciliação amplia o acesso à Justiça e estimula soluções rápidas e consensuais para conflitos judiciais e extrajudiciais.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado

Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco

Fabricante de bicicleta elétrica terá que indenizar consumidor em mais de R$ 25 mil após acidente

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

Homem processa vizinho barulhento e juiz impõe multa de R$ 30 mil em Campo Grande


Foto: (Ilustrativa )



