O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta segunda-feira (8) a nova “lista vermelha” nacional, que reúne criminosos considerados de alta periculosidade e procurados pela Justiça em todo o país. A relação faz parte do Projeto Captura, iniciativa que pretende facilitar o compartilhamento de informações entre forças de segurança e ampliar a participação da população na localização de foragidos.
Cada estado, além do Distrito Federal, pode indicar até oito nomes para compor a lista e Mato Grosso do Sul preencheu todas as vagas, totalizando oito criminosos apontados como prioritários para captura.
A lista completa pode ser consultada no site do Ministério da Justiça.
Como funciona a nova lista nacional
A lista vermelha reúne até 216 procurados, sendo oito por cada uma das 27 unidades da federação. Segundo o ministério, a iniciativa permitirá que delegacias, polícias e órgãos de inteligência tenham acesso mais rápido e unificado aos dados de criminosos considerados estratégicos na atuação contra o crime organizado.
O Projeto Captura disponibiliza fotos, nomes, apelidos e datas de nascimento dos procurados. No mesmo ambiente, qualquer cidadão pode enviar denúncias anônimas que ajudem na localização dos foragidos.
Apesar de o governo ter avaliado a possibilidade de oferecer recompensas por informações que levassem à prisão dos criminosos, a proposta não foi incluída nesta fase.
Situação em Mato Grosso do Sul
Com forte presença de quadrilhas ligadas ao tráfico de drogas e à atuação na fronteira, Mato Grosso do Sul aparece com oito nomes na lista, considerados prioritários para as forças de segurança do estado. Os perfis incluem foragidos envolvidos em crimes graves e com histórico de atuação interestadual.
Acesso aberto ao público
O Ministério da Justiça afirma que o objetivo é tornar a troca de informações mais ágil entre os estados, além de incentivar a colaboração da população, que pode ajudar de forma anônima. Para acessar a lista completa, basta entrar no site do Projeto Captura e selecionar os procurados por estado.
Se quiser, posso montar uma versão da matéria incluindo descrição dos oito nomes de MS assim que estiverem disponíveis publicamente.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Promotora cobra transparência da prefeitura de Campo Grande em denúncias na Semed

Confeitaria é alvo de denúncia no MP após dar dor de cabeça a cliente em Campo Grande

Inscrições para estagiários e residentes do MPMS são prorrogadas; bolsa chega a R$ 2 mil

Depoimento de Daniel Vorcaro à CPMI do INSS é considerado "de grande relevo"

TJMS mantém absolvição de dupla acusada de matar homem no 'tribunal do crime'

Justiça reduz pena de homem que matou adolescente a pauladas em Campo Grande

Com sessão extraordinária, TSE inicia Ano Judiciário de 2026 nesta segunda

Fachin defende criação de rede internacional de tribunais em defesa da democracia

'Aumento indireto da carga tributária', diz promotora sobre alta do IPTU em Campo Grande






