A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Três Lagoas emitiu uma recomendação à gestão municipal, com prazo de 40 dias, para a contratação de ao menos um profissional médico especialista em Endocrinologia Pediátrica.
A medida visa retomar a oferta deste atendimento especializado na rede pública, considerado essencial para a saúde e qualidade de vida dos pacientes da cidade e região. A recomendação foi direcionada ao prefeito municipal, à secretária de saúde e à assessoria jurídica da cidade.
A Promotoria destaca que a falta de um endocrinologista pediátrico tem causado graves impactos, especialmente em pacientes que já são diagnosticados e dependem de cuidados médicos especializados.
Além disso, a situação é agravada pela dificuldade de acesso a insulina na farmácia municipal, incluindo insulinas análogas de efeito prolongado e rápido. De acordo com as investigações da Promotoria, as farmácias da rede pública municipal se recusam a aceitar receitas de insulina que não foram emitidas por médicos especialistas.
A recomendação, assinada pela Promotora de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias, estabelece que, no prazo de 15 dias, os responsáveis pela gestão municipal devem informar, por escrito, a resposta sobre a aceitação ou não da recomendação.
Caso não haja o cumprimento da medida, a Promotoria poderá adotar medidas judiciais cabíveis, além de responsabilizar os agentes públicos por eventuais falhas que resultem em violação de direitos constitucionais.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Justiça condena Município a indenizar professora agredida em escola na Capital

Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

STF retoma julgamento do marco temporal na segunda-feira

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

STF avalia transferir Bolsonaro para a Papudinha após queixas sobre cela da PF


Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) - (Foto: (Reprodução Internet))



