Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Justiça

Tânia Borges permanece afastada do cargo

Raquel Dodge, procuradora-geral da República emitiu parecer pela manutenção do afastamento da desembargadora

16 abril 2019 - 08h28Rayani Santa Cruz, com "O Jacaré"    atualizado em 16/04/2019 às 08h57

Um parecer pedindo o a manutenção do afastamento da desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges da função no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, foi emitido pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Ela ressaltou que são graves os indícios de advocacia e atos de corrupção cometidos pela magistrada, que está afastada do cargo desde outubro do ano passado e enfrenta dois processos administrativos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Conforme o blog "O Jacaré", a manifestação da PGR ocorreu no segundo mandado de segurança, que já teve pedido de liminar negado pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal. Antes de voltar a analisar o pedido, ele pediu explicações ao CNJ e as manifestações de praxe do MPF e da Advocacia Geral da União.

A 1ª Turma do STF deverá retomar o julgamento do primeiro mandado de segurança, que teve a análise suspensa em 18 de dezembro do ano passado. O ministro Alexandre de Moraes pediu vistas para análise do caso e devolveu o processo para retomar o julgamento na sexta-feira.

Neste caso, em que foi afastada pela primeira vez, a desembargadora é acusada de usar a estrutura da Polícia Civil e a influência para tirar o filho, o empresário Breno Fernando Solon Borges, do presídio de Três Lagoas em julho de 2017.

No segundo mandado de segurança, o CNJ afastou Tânia Garcia em decorrência das denúncias feitas pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Ministério Público Estadual. Na "Operação Oiketicus", que apurou o envolvimento de policiais militares com a Máfia do Cigarro, os promotores descobriram conversas em aplicativos do tenente-coronel Admilson Cristaldo Barbosa com a magistrada.

As investigações apontaram indícios de interferência no julgamento de um recurso. Eles teriam acertado a venda de 3 mil cabeças de gado. Para o corregedor-nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, há indícios gravíssimos de que ela cometeu os crimes de advocacia administrativa e corrupção em aparente violação à Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e ao Código de Ética da Magistratura. Para o CNJ, a permanência da desembargadora no cargo gera riscos de que atue com o objetivo de dificultar o acesso às provas existentes em seu gabinete e também no que diz respeito aos depoimentos de partes, servidores, magistrados e advogados para esclarecer os fatos.

“Ressalte-se que os fatos imputados à desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges são extremamente graves e dizem respeito a possíveis atos de corrupção no julgamento de recurso, havendo mácula exatamente em seu mister precípuo, que é julgar, surgindo fundadas dúvidas quanto à lisura e imparcialidade sobre as decisões em geral que por ela venham a ser proferidas”, observou o magistrado em trecho destacado pelo MPF.

Para Raquel Dodge, não há direito líquido e certo a ser analisado no mandado de segurança para suspender o afastamento da desembargadora das funções no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Ela concluiu que a motivação é idônea e suficiente para afastá-la do cargo.

Na defesa feita no plenário do CNJ, o advogado Cezar Bittencourt frisou que a desembargadora não é a interlocutora das conversas do tenente-coronel Admilson. No mandado de segurança, o advogado André Borges destacou que não há motivos para o afastamento porque a desembargadora “buscou colaborar na busca da verdade real e no esclarecimento dos fatos”.

Para o CNJ, ela poderia interferir nas investigações ao dificultar o acesso às provas em seu gabinete e influenciar no depoimento de servidores.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mais 29 casos do 8 de janeiro são votados no STF
Brasil
STF condena mais 14 pessoas envolvidas em atos antidemocráticos de 8/1
Natalin foi assassinada pelo marido em fevereiro
Justiça
Ex-militar é condenado a 24 anos de prisão por assassinato da esposa com "mata-leão"
Natalin foi assassinada pelo marido em fevereiro
Justiça
Ex-militar acusado de matar esposa com golpe de "mata-leão" encara júri popular
Imagem ilustrativa
Justiça
Porte de arma que não dispara não configura crime, diz STF
Avião da PF -
Brasil
Suspeito de mandar matar Marielle é transferido para presídio federal de Campo Grande
Prefeitura recorre ao TJMS para impedir revisão contratual com Consórcio Guaicurus
Cidade
Prefeitura recorre ao TJMS para impedir revisão contratual com Consórcio Guaicurus
Justiça eleitoral de MS fecha durante feriado da Semana Santa
Justiça
Justiça eleitoral de MS fecha durante feriado da Semana Santa
A empresa entrou com recurso ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, assim que a condenação saiu
Justiça
Racismo: Burger King irá pagar R$ 10 mil a ex-funcionário por comentário de gerente
Prefeito Rudi Paetzold -
Interior
Prefeito e secretário são condenados por improbidade administrativa em Coronel Sapucaia
Sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul - TCE/MS
Interior
TCE-MS suspende licitação da Prefeitura de Paranaíba para construção de ponte

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow