O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) lançou o Manual e Fluxo de Cumprimento de Decisões Judiciais em Saúde Pública, com o objetivo de orientar magistrados e demais operadores do Direito sobre critérios e procedimentos para o cumprimento adequado de decisões judiciais em demandas de saúde.
O material foi entregue ao presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, pelo desembargador Nélio Stábile, coordenador do Comitê Estadual do Fórum Nacional da Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O manual foi elaborado pela Assessoria de Planejamento do Tribunal, com colaboração de magistrados que atuam na área da saúde, atendendo ao disposto no art. 19, §1º da Recomendação CNJ nº 146/2023 e com apoio da Secretaria de Comunicação.
Segundo o TJMS, a iniciativa visa padronizar fluxos processuais, garantir maior celeridade e eficiência, além de promover segurança jurídica na tramitação de processos que envolvem o direito à saúde.
O documento detalha procedimentos de tutela de urgência, cumprimento provisório e definitivo de decisões judiciais e orienta sobre a concessão de medicamentos não incorporados ao SUS.
O Comitê Estadual informa que a adoção do manual está alinhada às diretrizes do Comitê Nacional do Fórum da Saúde e às metas do Prêmio CNJ de Qualidade, que busca aprimorar a prestação jurisdicional em todo o país.
Veja o documento aqui:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Suspenso nesta segunda-feira, confira o atendimento da Justiça Itinerante nesta semana

STF volta a julgar marco temporal na próxima quarta-feira

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas

STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim


Presidente do TJMS recebe manual - (Foto: TJMS)




