O desembargador Sérgio Martins, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), submeteu à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) dois projetos de lei que propõem alterações importantes para a instituição.
O PL 339/2023 versa sobre o subsídio dos membros da magistratura estadual. Seguindo os termos da Resolução 605/2023, baseada na Lei Federal 14.520/2023, que fixou o subsídio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Sérgio Martins propõe o reajuste do subsídio dos desembargadores.
O texto estabelece que o subsídio corresponderá a 90,25% do valor mensal dos ministros do STF, implementado em parcelas sucessivas e não cumulativas. Em conformidade com preceitos constitucionais e legais, o projeto prevê reajustes para R$ 39.717,69 a partir de 1º de fevereiro de 2024 e R$ 41.845,49 a partir de 1º de fevereiro de 2025.
O PL 340/2023 propõe alterações na estrutura funcional do Poder Judiciário do estado. Com base na necessidade de nomear mais servidores e equilibrar o número de auxiliares nos gabinetes, o Tribunal de Justiça sugere a criação de cargos e a alteração de leis vigentes.
O projeto prevê a criação de 15 cargos em comissão de assessor de desembargador, um cargo de assessor jurídico-administrativo, um cargo de assessor administrativo, seis cargos em comissão de assessor jurídico de juiz e 150 cargos efetivos de analista judiciário.
Os projetos agora aguardam análise e deliberação por parte dos membros da ALEMS.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Suspenso nesta segunda-feira, confira o atendimento da Justiça Itinerante nesta semana

STF volta a julgar marco temporal na próxima quarta-feira

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas

STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado







