Menu
Menu
Busca terça, 07 de abril de 2026
Assembleia Abr26
Justiça

Vaga de Claudinho Serra na Câmara será de Dr. Lívio

Decisão é do presidente do TRE-MS, desembargador Paschoal Leandro; posse deve ocorrer nesta terça-feira (21)

20 maio 2024 - 17h45Vinícius Santos     atualizado em 20/05/2024 às 17h59

Em Campo Grande, a disputa pela vaga do vereador licenciado Claudinho Serra, do PSDB, na Câmara Municipal, ganhou um novo capítulo. O presidente da casa de leis, Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), conseguiu reverter no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) a liminar que impedia a posse de Lívio Viana Leite, da União Brasil.

A liminar de primeiro grau, que barrou a posse de Lívio, foi resultado de um mandado de segurança movido por Giancarlo Josetti Sandim, conhecido como 'Gian Sandim'. Sandim alega ser o legítimo sucessor de Serra, citando fidelidade partidária ao PSDB. Contra essa decisão, a Câmara Municipal recorreu, argumentando que a posse de Lívio Viana Leite seguia a ordem de suplência das eleições de 2020, que estabeleceu a seguinte sequência: João César Mattogrosso (eleito), seguido por Ademir Santana, Claudinho Serra e, em terceiro, Lívio Viana Leite.

Nesta segunda-feira (20), às 16h51, o presidente do TRE-MS, desembargador Paschoal Carmello Leandro, determinou a posse de Lívio Viana Leite, que deve ocorrer nesta terça-feira (22). Em sua decisão, o desembargador ressaltou que a suspensão da posse foi decidida por um juiz que se declarou incompetente para julgar o caso, tornando a decisão 'nula'.

A Câmara Municipal justificou a urgência da posse, afirmando que a ausência de um vereador prejudica o funcionamento regular do Legislativo Municipal, incluindo a votação de projetos de lei. O desembargador Paschoal Carmello Leandro acolheu esses argumentos, destacando que a suspensão da posse estava afetando negativamente o Poder Legislativo Municipal.

Dessa forma, a liminar foi concedida parcialmente para suspender a decisão do Juízo Eleitoral da 54ª Zona Eleitoral de Campo Grande que havia determinado a suspensão da posse. A decisão deve ser comunicada com urgência às autoridades competentes, e Gian Sandim deverá ser intimado para se manifestar sobre a nova situação.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

E-título pode ser utilizado no dia da votação
Política
Eleitores têm até 6 de maio para tirar ou regularizar o título para as Eleições 2026
Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul - Foto: Vinícius Santos
Saúde
TJMS promove mutirão de conciliação com 222 processos na Semana Nacional da Saúde
Homem que abusou da enteada desde os 8 anos é condenado a 33 anos de prisão em Coxim
Interior
Homem que abusou da enteada desde os 8 anos é condenado a 33 anos de prisão em Coxim
MPT-MS cobra R$ 360 mil de fazendeiros por dano moral aos herdeiros
Justiça
Justiça condena fazenda após desaparecimento de trabalhador indígena em MS
Reprodução / Laudo
Polícia
Com policiais presos, laudo revela ponto crucial sobre morte em confronto em Anastácio
Novo sistema da Justiça -
Tecnologia
Tribunal de Justiça implanta eproc em mais duas comarcas em Mato Grosso do Sul
Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul
Justiça
Vaga de desembargador é oficializada e inicia trâmites no TJMS
Foto: TJMS
Justiça
Veja os bairros que recebem a Justiça Itinerante nesta semana
Momentos do crime - Foto: Reprodução
Polícia
Justiça nega revogar ordem de prisão de homem que tentou matar vizinho a facadas na Capital
Polícia Militar em zona rural - Foto: Ilustrativa
Interior
Fazenda avaliada em R$ 50 mi é alvo de disputa e Justiça determina reintegração de posse

Mais Lidas

Chuvas fortes e temporais intensos devem atingir MS.
Clima
Já prepara o guarda-chuva: ciclone extratropical deve atingir MS e trazer temporais intensos
Movimentação policial no local - Foto: WhatsApp / JD1
Polícia
AGORA: Homem é baleado em atentado no bairro Guanandi e levado ao Hospital Regional
Adolescente mata padrasto a tiros e foge de moto na fronteira
Polícia
Adolescente mata padrasto a tiros e foge de moto na fronteira
Morte de subtenente é confirmada como primeiro feminicídio do ano na Capital
Polícia
Morte de subtenente é confirmada como primeiro feminicídio do ano na Capital