Uma pesquisa divulgada pelo Observatório do Clima mostrou que, de junho a agosto deste ano, as queimadas na Amazônia liberaram gases do efeito estufa em quantia 60% maior do que a observada no mesmo período do ano passado.
Segundo o órgão, as queimadas emitiram 31,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO²) equivalente na atmosfera, valor que se aproxima das 32,5 milhões de toneladas emitidas pela Noruega em um ano.
Ane Alencar, diretora científica do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e responsável pelo cálculo das emissões que consta no levantamento, apontou que os dados não levam em conta as queimadas ocorridas em setembro.
“O pior, infelizmente, está acontecendo agora, em setembro”, afirmou.
Os dados do Observatório do Clima apontam que, dos 2,4 milhões de hectares incendiados no período de junho a agosto, 700 mil correspondiam a florestas, cuja queima emitiu 12,7 milhões de toneladas de CO² equivalente.
A pesquisa explicou que, mesmo depois da extinção dos incêndios, as emissões seguirão por alguns anos, em um processo chamado emissão tardia, que ocorre devido a decomposição da matéria orgânica queimada.
Estima-se que, ainda na próxima década, a vegetação destruída por esses incêndios emitirá mais 2 a 4 milhões de toneladas de CO² equivalente.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Onça-pintada capturada após ataque no Pantanal segue em observação no CRAS

MS reforça combate aos incêndios com a 13ª da campanha 'Fogo Zero'

PMA instala câmeras no Pantanal para monitorar onças e reforçar segurança

JD1TV: Pescadores flagram mãe onça e filhotes nadando no Rio Taquari

Onça que matou caseiro tem inflamação e anemia leve, aponta boletim veterinário

JD1TV: Onça que matou caseiro rosna para câmeras ao chegar ao CRAS

Pesqueiro onde onça matou "Jorginho" continuará funcionando

Onça que matou 'Jorginho' pode estar doente ou idosa, afirma secretário-adjunto

Onça que matou 'Jorginho' pode ter sido cevada e perdeu medo de humanos, diz especialista
