A aeronave brasileira KC-390 Millennium, considerado o cargueiro mais rápido e moderno do mundo, será usada no combate a incêndios no Pantanal.
O avião chegou nesta sexta-feira (28) em Corumbá, vindo da base aérea de Anápolis, município em Goiás, com 19 tripulantes da Força Aérea Brasileira (FAB), e mais 13 militares.
A aeronave tem capacidade de lançar 12 mil litros de água a cada passagem. O cargueiro projeta a água pela porta lateral na fuselagem, sem comprometer a sua performance. Recentemente, a KC-390 foi usada em incêndios florestais na Colômbia.
O KC-390 possui um sistema modular aerotransportável de combate a incêndios, o Modular Airborne Fire Fighting System (MAFFS II). Entre as principais características do sistema MAFFS II, estão o baixo custo de manutenção, rápida configuração e flexibilidade multimissão, podendo ser utilizado no combate a incêndios, derramamento de produtos químicos, contaminação nuclear, radiológica e biológica, entre outros.
O cargueiro brasileiro, fabricado pela Embraer, está na lista de produtos de defesa exportados pelo Brasil, e já foi adquirido pela Hungria, Portugal e Coreia do Sul.
O secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Antonio Carlos Videira, afirmou que o emprego do KC-390 no combate ao fogo é essencial neste momento. "Nós temos alguns focos de incêndios hoje que é impossível chegar com os brigadistas e bombeiros militares", afirmou.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Tuiuiú e oito macacos-prego são transferidos do CRAS para ambientação no Pantanal

Visitinha: Família é surpreendida com jiboia em casa da Capital

MPMS investiga incêndio de grande proporção no Pantanal de MS

Para reforçar combate à dengue, MS inicia projeto-piloto com biolarvicidas

Dino homologa parcialmente plano de combate aos incêndios no Pantanal e Amazônia

Construção de rodovia na Amazônia para COP30 gera polêmica

Tamanduás tratados pelo Imasul podem ser reintegrados à natureza em breve

Piracema: pesca estará liberada a partir deste sábado em MS

Bioparque registra mais uma reprodução inédita de peixe
