
Meses após ser resgatada com queimaduras graves nos incêndios que atingiram o Pantanal em 2024, a onça-pintada chamada Miranda deu à luz a um filhote. Eles foram avistados e surpreenderam as equipes da ONG Onçafari.
Com queimaduras de segundo grau nas quatro patas, a onça passou por um processo de recuperação que durou mais de 30 dias.
Desde setembro de 2024, Miranda vem sendo monitorada após ser devolvida ao habitat natural, já recuperada. O biólogo Marcos Ávila, explicou ao g1, que as movimentações de Miranda começaram a indicar um possível comportamento maternal.
“Ela ficou em uma área de mata por mais de seis dias seguidos, depois passou a circular em torno do mesmo ponto, comportamento típico de fêmeas com filhotes recém-nascidos”, explica.
Durante semanas, a equipe acompanhou o felino por sinais do rádio-colar, até que armadilhas fotográficas instaladas no local confirmaram a suspeita: ela foi registrada pela primeira vez ao lado do filhote.
Armadilhas fotográficas são câmeras ativadas por sensores de movimento ou infravermelho, usadas há décadas na pesquisa ecológica para registrar imagens de animais silvestres sem a presença de pesquisadores.
A imagem marca um novo capítulo na trajetória de Miranda e representa o sucesso do trabalho de resgate, reabilitação e monitoramento da fauna afetada pelos incêndios. “É um presente para todos que se uniram pela recuperação do Pantanal”, afirmou a equipe do Onçafari.
Assista ao vídeo:
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS participa da maior operação contra desmatamento ilegal na Mata Atlântica

JD1TV: Sucuri surpreende bióloga ao capturar urubu no Pantanal

JD1TV: Ninho de harpias é encontrado no Pantanal após mais de uma década de buscas

JD1TV: Guia registra encontro com sucuri durante flutuação em Bonito

Lula cobra financiamento robusto para combate às mudanças do clima

Área queimada no Pantanal cai 98% e focos de calor no Cerrado reduzem 61% em 2025

Instituto Arara Azul promove 1º Big Day das Araras Azuis com participação aberta em três países

Gambá surpreende funcionária de salão em Campo Grande
