Menu
Menu
Busca sábado, 07 de junho de 2025
Meio Ambiente

Para reforçar combate à dengue, MS inicia projeto-piloto com biolarvicidas

Com o início das operações em Três Lagoas, a expectativa é de que, caso os resultados sejam positivos, o projeto seja expandido para outros municípios do estado

17 março 2025 - 11h51Brenda Assis

A SES (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Fiocruz e o Ministério da Saúde, dará início a um projeto-piloto inovador para controle do Aedes aegypti no município de Três Lagoas. A iniciativa prevê a instalação de estações disseminadoras de biolarvicida, tecnologia que utiliza os próprios mosquitos para espalhar o biolarvicida em criadouros de difícil acesso.

De acordo com Mauro Lúcio Rosário, coordenador estadual de controle de vetores, a estação disseminadora consiste em um pote transparente com tecido preto impregnado com o biolarvicida. Quando o mosquito pousa no recipiente, ele entra em contato com o produto e transporta as partículas para outros locais de reprodução do vetor. Dessa forma, reservatórios que não são identificados em visitas domiciliares também recebem o biolarvicida, eliminando as fases imaturas do inseto.

"O mosquito tem a capacidade de levar o biolarvicida para recipientes em um raio de 150 a 300 metros. Isso potencializa o combate à dengue, pois conseguimos atingir criadouros que muitas vezes estão fora do alcance dos agentes de saúde", explicou Rosário. A proposta é que o projeto complemente as estratégias já existentes de controle vetorial, reforçando a importância da eliminação de criadouros.

O funcionamento da estação disseminadora segue um ciclo natural do Aedes aegypti. A fêmea do mosquito, ao buscar locais para depositar ovos, entra em contato com o larvicida e o transporta para outros recipientes. Como uma única fêmea pode colocar ovos em mais de 20 locais dentro de um raio de 300 metros, a tecnologia aumenta significativamente a cobertura do produto, tornando o controle mais eficaz.

Com o início das operações em Três Lagoas, a expectativa é de que, caso os resultados sejam positivos, o projeto seja expandido para outros municípios do estado.

 

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Deputado estadual Paulo Duarte (PSB)
Política
Paulo Duarte critica verticalização ao redor da reserva do Parque do Prosa
Buraco das araras, em Jardim
Meio Ambiente
Araras-vermelhas e mais de 150 espécies de aves e répteis vivem no 'Buraco das Araras' em MS
Fórum LIDE COP 30: Longen ressalta protagonismo de MS na discussão ambiental
Meio Ambiente
Fórum LIDE COP 30: Longen ressalta protagonismo de MS na discussão ambiental
Onça é um macho
Meio Ambiente
JD1TV: Onça-pintada capturada após ataque no Pantanal segue em observação no CRAS
13ª edição da campanha Fogo Zero foi lançada nesta terça-feira (6), no auditório da Famasul
Meio Ambiente
MS reforça combate aos incêndios com a 13ª da campanha 'Fogo Zero'
Câmeras trap
Meio Ambiente
PMA instala câmeras no Pantanal para monitorar onças e reforçar segurança
Onças nadando
Meio Ambiente
JD1TV: Pescadores flagram mãe onça e filhotes nadando no Rio Taquari
Onça é um macho
Meio Ambiente
Onça que matou caseiro tem inflamação e anemia leve, aponta boletim veterinário
Onça é um macho
Polícia
JD1TV: Onça que matou caseiro rosna para câmeras ao chegar ao CRAS
Pesqueiro onde onça matou "Jorginho" continuará funcionando
Polícia
Pesqueiro onde onça matou "Jorginho" continuará funcionando

Mais Lidas

Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: acusado de emprestar arma para assassinato vai a júri nesta quinta
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Polícia
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Caso aconteceu em Ivinhema
Polícia
Preso por estupro, homem tira a própria vida em cela da cadeia em MS
Motociclista não resistiu aos ferimentos
Polícia
JD1TV AGORA: Motociclista morre em acidente em avenida do Nova Campo Grande