O governador Eduardo Riedel assinou o decreto que regulamentou o Fundo Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Pantanal, que tem como objetivo manter e expandir as ações de proteção ambiental do Pantanal sul-mato-grossense. A assinatura aconteceu durante a tarde de quinta-feira (6).
O fundo conta com o aporte de R$ 40 milhões do governo do estado, para o pagamento de serviços ambientais. Ao falar sobre o assunto, Riedel comentou que buscará recursos de todos os interessados no projeto.
"O fundo é um instrumento que a gente tem para financiar essas ações, com pagamentos de serviços ambientais e todas as ações que envolvem o bioma e seus moradores, pantaneiros, produtores, ribeirinhos, pequenos, médios, grandes, todos que tem a capacidade de preservar mais ou menos e o nosso objetivo é a preservação", afirmou.
O Fundo Clima Pantanal foi criado pela Lei do Pantanal, de dezembro de 2023, e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do bioma e gerenciar as operações financeiras destinadas a Programas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) na planície pantaneira, e também a conservação de ecossistemas, como parte do PESA (Programa Estadual de Serviços Ambientais).
"A Lei do Pantanal diz que 90% desse recurso precisa ser aplicado em programas de pagamento para os serviços ambientais, que é o que o Estado está terminando de estruturar para lançar no final de março. Com a regulamentação que a gente assinou hoje, o fundo passa a estar apto para receber os recursos, não só que o Governo do Estado que já sinalizou os R$ 40 milhões por ano, mas também as doações de toda a sociedade, emendas parlamentares, qualquer um que queira contribuir”, disse o secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette.
O edital para adesão ao programa deverá ser lançado até fim do mês de março, com previsão de pagamento em duas parcelas, a primeira delas ainda neste semestre, com tempo hábil para a realização do monitoramento das áreas e dos serviços realizados.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Meses após ser salva dos incêndios no Pantanal, onça-pintada dá à luz a filhote

Empresário "pesca" filhote de onça no Pantanal

JD1TV: Onça-pintada é flagrada atacando jacaré em rio no Pantanal

Que quentinho! CRAS adapta espaço para proteger animais silvestres do frio em MS

Paulo Duarte critica verticalização ao redor da reserva do Parque do Prosa

Araras-vermelhas e mais de 150 espécies de aves e répteis vivem no 'Buraco das Araras' em MS

Fórum LIDE COP 30: Longen ressalta protagonismo de MS na discussão ambiental

JD1TV: Onça-pintada capturada após ataque no Pantanal segue em observação no CRAS

MS reforça combate aos incêndios com a 13ª da campanha 'Fogo Zero'
