Menu
Menu
Busca sábado, 21 de junho de 2025
Brasil

Lula conversa com presidente de Israel e pede corredor humanitário

Presidente brasileiro reiterou a condenação aos ataques do Hamas

13 outubro 2023 - 06h30Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog, nesta quinta-feira (12). Em postagem nas redes sociais, Lula afirmou ter agradecido o apoio para a operação de retirada dos brasileiros de Israel, além de ter reiterado a condenação brasileira aos ataques promovidos pelo grupo Hamas, que o presidente classificou como atos terroristas. 

"Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas", disse.

Lula também pediu ao chefe de Estado israelense para que não deixe faltar água, luz e remédios em hospitais, e fez um apelo pela abertura de um corredor humanitário que permita às pessoas saírem da Faixa de Gaza, a zona mais crítica da Palestina, que tem sofrido com bombardeios e cerco militar.

"Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz", escreveu.

Em Israel, o sistema de governo é parlamentarista. O presidente é o chefe de Estado, eleito pelo Parlamento do país. O Poder Executivo é exercido pelo primeiro-ministro, o chefe de governo, escolhido entre o partido ou coalizão que obtenha a maioria das cadeiras no Legislativo. Atualmente, esse cargo é ocupado por Benjamin Netanyahu

A violência em Israel e na Palestina chegou ao sexto dia nesta quinta, com a continuidade de intensos bombardeios na Faixa de Gaza, onde vivem 2,3 milhões de palestinos. Autoridades locais já contabilizam 1,2 mil mortes e mais de 5 mil feridos. Há pelo menos 180 mil desabrigados.

Em Israel, segundo a emissora pública Kan, o número de mortos havia aumentado para 1,3 mil desde o último sábado, quando começaram os ataques violentos promovidos pelo grupo islâmico Hamas.

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) também alertou nesta quinta que suprimentos essenciais, incluindo comida e água, estavam em um nível perigosamente baixo em Gaza, depois do bloqueio imposto por Israel ao enclave.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Chuvas voltam a trazer prejuízos para o povo gaúcho
Brasil
Chuvas obrigam quase 8 mil pessoas a deixarem suas casas no RS
Comportas 11, 13 e 14, localizadas na avenida Castelo Branco, estão em obras e serão fechadas pelas chamadas "bags"
Brasil
Porto Alegre fecha comportas preventivamente diante da elevação das águas
Balão pega fogo e cai em Santa Catarina
Brasil
Balão pega fogo e cai em Santa Catarina
STF decide que estados e municípios têm autonomia sobre decisão
Brasil
Segurança institucional do STF passa a ser oferecida de forma vitalícia a ex-ministros
Foto: Imagens cedidas/ Juliano Palinha/ Berlinda
Brasil
Idoso morre esmagado após árvore cair em cima do carro
Antônio Cláudio foi filmado destruindo o relógio histórico de Balthazar Martinot
Brasil
Determinação de Moraes manda prender homem envolvido no 8 de Janeiro
Presidente Lula em entrevista ao Mano Brown e à jornalista Semayat Oliveira
Brasil
"Essa COP no Brasil vai ser a COP da verdade", afirma Lula em podcast
A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos
Brasil
Aos 91 anos, morre ator Francisco Cuoco
Inundação do Rio Taquari na quarta-feira (18)
Brasil
Rio Taquari volta a subir e causa nova enchente com duas mortes no Rio Grande do Sul
Agência do INSS
Política
Congresso instala CPMI para investigar fraudes bilionárias em benefícios do INSS

Mais Lidas

Corpo de médica que pulou de ponte no Rio Ivinhema é encontrado pelos bombeiros
Polícia
Corpo de médica que pulou de ponte no Rio Ivinhema é encontrado pelos bombeiros
Ele estava armado com uma garrafa ainda
Polícia
AGORA: Suspeito invade base da GCM com faca e é baleado no Jóquei Club
Depac Dourados
Polícia
Mãe sobe no telhado de casa para não ser morta pelo filho de 13 anos em Dourados
Hospital Regional de Coxim
Interior
Homem é esfaqueado por cantor sertanejo após dar carona em Coxim