Menu
Menu
Busca terça, 10 de fevereiro de 2026
Brasil

Lula conversa com presidente de Israel e pede corredor humanitário

Presidente brasileiro reiterou a condenação aos ataques do Hamas

13 outubro 2023 - 06h30Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog, nesta quinta-feira (12). Em postagem nas redes sociais, Lula afirmou ter agradecido o apoio para a operação de retirada dos brasileiros de Israel, além de ter reiterado a condenação brasileira aos ataques promovidos pelo grupo Hamas, que o presidente classificou como atos terroristas. 

"Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas", disse.

Lula também pediu ao chefe de Estado israelense para que não deixe faltar água, luz e remédios em hospitais, e fez um apelo pela abertura de um corredor humanitário que permita às pessoas saírem da Faixa de Gaza, a zona mais crítica da Palestina, que tem sofrido com bombardeios e cerco militar.

"Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz", escreveu.

Em Israel, o sistema de governo é parlamentarista. O presidente é o chefe de Estado, eleito pelo Parlamento do país. O Poder Executivo é exercido pelo primeiro-ministro, o chefe de governo, escolhido entre o partido ou coalizão que obtenha a maioria das cadeiras no Legislativo. Atualmente, esse cargo é ocupado por Benjamin Netanyahu

A violência em Israel e na Palestina chegou ao sexto dia nesta quinta, com a continuidade de intensos bombardeios na Faixa de Gaza, onde vivem 2,3 milhões de palestinos. Autoridades locais já contabilizam 1,2 mil mortes e mais de 5 mil feridos. Há pelo menos 180 mil desabrigados.

Em Israel, segundo a emissora pública Kan, o número de mortos havia aumentado para 1,3 mil desde o último sábado, quando começaram os ataques violentos promovidos pelo grupo islâmico Hamas.

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) também alertou nesta quinta que suprimentos essenciais, incluindo comida e água, estavam em um nível perigosamente baixo em Gaza, depois do bloqueio imposto por Israel ao enclave.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Jorge Silva/Reuters
Brasil
Brasil sobe um ponto no índice da corrupção e mantém desempenho crítico
Prisão - Foto: Ilustrativa -
Brasil
CNJ conclui plano de trabalho para prevenir e mitigar erros judiciais no Brasil
Vídeo: Piloto é preso em avião suspeito de integrar rede de exploração infantil
Brasil
Vídeo: Piloto é preso em avião suspeito de integrar rede de exploração infantil
Daniel Vorcaro
Brasil
PF quebra criptografia de celular do dono do Banco Master
Foto: MAPA
Brasil
Lei autoriza R$ 83,5 milhões para emergências na sanidade agropecuária
Foto: Júlio César Silva/MDIC
Economia
Programa Move Brasil injeta quase R$ 2 bilhões no financiamento de caminhões
Cão 'Orelha' foi morto de forma brutal por adolescentes
Brasil
Polícia quer apreender passaporte de envolvido na morte do cão Orelha
Câmara dos Deputados
Brasil
Congresso mantém paradas as propostas que freiam os "penduricalhos" no serviço público
Foto: Marcello Casal Jr. Agência Brasil
Brasil
Pix é normalizado após instabilidade em diversos bancos
Imagem de drone mostra corpos levados a praça no Complexo da Penha (Rio)
Brasil
Letalidade policial cresce em 17 estados do Brasil em 2025

Mais Lidas

Lucas Bitencourt em visita a Escola João de Paula Ribeiro
Educação
Kits escolares não chegam a todos e prefeitura joga entrega para após o Carnaval
Gislaine Esther Lubas Moreira Moura
Geral
Morre a advogada e professora Gislaine Moura
Imagem ilustrativa
Polícia
Menina de 2 anos é embebedada e socorrida com traumatismo craniano na Capital
Hugo Motta e seu antecessor e padrinho, Arthur Lira
Política
Gastos da Câmara com diárias disparam e sobem 78% em um ano