O ex-governador Reinaldo Azambuja confirmou, nesta segunda-feira (18), que sua saída do PSDB, partido em que permaneceu por 30 anos, deve ser oficializada em setembro.
Segundo ele, as tratativas com a direção nacional do PL estão em fase final, envolvendo conversas diretas com o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, e com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Você não muda de um partido que esteve 30 anos sem ter pelo menos as garantias de que vai poder contribuir. Estou acertando os últimos detalhes, não é algo que se faz com pressa. A eleição está longe ainda, é só ano que vem”, declarou.
Reinaldo destacou que a decisão de migrar para o PL, assim como a ida do ex-secretário de Governo Eduardo Riedel para o PP, é um “fato consumado”. Ambos afirmaram não ter interesse em “esvaziar” o PSDB, que atualmente é o maior partido de Mato Grosso do Sul.
“Não queremos destruir o PSDB, pelo contrário. Eu indo para o PL tenho condições de ajudar a fortalecer o partido. O Riedel indo para o PP também terá espaço para crescer junto com o Moka. O PSDB continuará tendo musculatura, com vereadores e lideranças que pretendem ser candidatos”, disse.
Sobre a transição no comando tucano no Estado, Reinaldo afirmou que essa será uma decisão do presidente estadual Marconi Marques junto à bancada de deputados estaduais e federais. “Nós não vamos sair querendo comandar o partido. Essa discussão é deles”, completou.
Questionado sobre o espaço para deputados federais tucanos no arco de alianças com PL e PP, Reinaldo reconheceu que a situação só deve avançar em 2026, quando abrir a janela partidária. Até lá, alguns parlamentares devem permanecer no PSDB.
O ex-governador também sinalizou que a articulação estadual passa por uma composição ampla entre PL, PP e PSDB, podendo incluir outros partidos conforme o andamento das federações partidárias.
“Provavelmente teremos esse arco de aliança consolidado para o ano que vem. O PL, o PP e o PSDB caminharão juntos, mas a costura final depende das conversas em andamento. Em setembro tudo isso vai estar definido”, concluiu.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência







