Menu
Menu
Busca domingo, 14 de dezembro de 2025
Financial Lançamento
Opinião

A Inteligência do Copom Regional

29 janeiro 2015 - 00h00Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves
Para fazer frente ao crescente índice de criminalidade, o Copom Regional, que a Polícia Militar começa a colocar em funcionamento nos próximos dias, mudará completamente o conceito de atendimento às ocorrências policiais. Em vez do atual atendimento local e com poucos recursos, todos os telefonemas dos números 190, 192 e 193 – que hoje funcionam em separado - serão atendidos pela grande central, instalada na sede Comando de Policiamento da área e, no mesmo telefonema, serão encaminhadas todas as providências necessárias (polícia, bombeiro, ambulância, etc) com melhor e mais rápida resolução ao problema apontado pelo solicitante. Existem 10 Comandos de Policiamento do Interior (CPI) e alguns na capital, denominados Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). O projeto do governo é instalar um Copom Regional em cada um deles, funcionando com  quadro de pessoal próprio, onde se inclui policiais aposentados que ali serão contratados, liberando os soldados temporário – hoje empregados no Copom local -  para as atividades burocráticas dos quartéis, que motivou a contratação desses jovens estagiários.

O Copom Regional de Bauru, por exemplo, deverá atender, monitorar e orientar as ocorrências de 89 municípios (regiões de Bauru, Assis, Jaú, Lins, Marilia, Ourinhos e Tupã). Dotado de alta tecnologia, rede de computadores em fibra ótica, câmeras e outros recursos, os 120 atendentes terão em suas mesas de trabalho todos os recursos para receber direta e rapidamente da população as informações sobre os crimes e ocorrências e, de imediato, acionar as viaturas policiais, de socorro, resgate ou combate a incêndio mais resgate, ambulâncias, e até os helicópteros da base regional. Se numa cidade como Macatuba, por exemplo, há um assalto a banco ou outra ocorrência de vulto, assim que recebe a informação, o Copom pode, além de acionar as viaturas locais, deslocar as de municípios vizinhos e inclusive a Polícia Militar Rodoviária para bloqueio nas estradas e vias de acesso, assim como deslocar o helicóptero para a atividade de acompanhamento aéreo e orientação às equipes de terra. É toda uma estrutura moderna e dinâmica empregada com agilidade no combate ao crime e em socorro às vitimas de acidentes e sinistros.

A rapidez e a eficiência das comunicações serão as grandes aliadas da PM no seu novo esquema de Copom Regional. O conjunto compensará eficientemente a ausência dos Copoms locais, pois todas as forças de socorro estarão presentes. A informação rápida e disponível a todos os operadores da polícia e de socorro, tornará o atendimento mais dinâmico e, de quebra, sempre gerará informes para auditoria e aperfeiçoamento dos serviços.

As queixas sobre demora no atendimento a ocorrências tendem diminuir ou até acabar a partir do momento em que o Copom Regional estiver em operação plena. O planejamento da PM prevê instalar 15 unidades, sendo uma na capital, quatro na região metropolitana e dez no interior. É o prenúncio de um novo tempo na segurança pública, com o melhor aproveitamento da tropa e dos recursos da corporação...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPINIÃO: RMCom: 60 anos  O abraço que atravessa gerações
Opinião
OPINIÃO: RMCom: 60 anos O abraço que atravessa gerações
Advogado especialista em Direito Eleitoral, Vinicius Monteiro
Opinião
Desinformação eleitoral e inteligência artificial: os novos limites da liberdade de expressão
Bosco Martins, jornalista e escritor
Opinião
Opinião: 'O Agente Secreto' e a sensação de 'já acabou?'
Imagem ilustrativa
Opinião
OPINIÃO - MS Cannabis: ciência, futuro e oportunidade
Foto: Fernando Donasci/MMA
Opinião
Opinião - COP30: Um chamado global que começa em cada gesto nosso
Eles voltavam da escola
Polícia
VÍDEO: Motorista atropela duas crianças e foge sem prestar socorro em Três Lagoas
Sistema do TJMS -
Justiça
Justiça de Sidrolândia será a primeira a usar novo sistema eproc do TJMS
Ilustrativa
Opinião
OPINIÃO: O novo desafio da educação
Corpos em área de mata foram levados para a praça da comunidade
Justiça
Defensoria do RJ aciona o STF após ser impedida de acompanhar perícias de mortos
Advogado especialista em Direito Eleitoral, Vinicius Monteiro
Opinião
OPINIÃO: Fidelidade partidária e os novos contornos para 2026

Mais Lidas

O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande