Menu
Menu
Busca sábado, 13 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Opinião

A tecnologia e a sala de aula

30 agosto 2012 - 00h00Ana Paula Barros de Paiva
Dr Canela

Difícil falar das transformações que a tecnologia pode proporcionar. Muitos dizem ser um assunto um tanto já discutido, ninguém aguenta mais ouvir esta “balela” de que a tecnologia transforma vidas e proporciona aulas dinâmicas. Todos sabem como a tecnologia avança e permite novas abordagens, especialmente voltada para a medicina e pesquisas científicas. Mas o objetivo não é discutir isso, e sim o que a tecnologia tem a ver com a minha sala de aula.

A cultura do professor segue este caminho há anos – “minha sala”, “meu aluno”, “minha escola”, e são bem interessantes essas falas. Enquanto professora, já tive esse pensamento também, mas hoje vejo que o aluno não é meu, eles estão no convívio escolar, sendo preparados para viverem em sociedade. Pode até ser engraçado pensarmos assim, pois sei que esse sentimento não é egoísta, é proteção, pois queremos cuidar.

Mas quanta coisa mudou... a ciência e a engenharia avançaram, e nem se fale das pesquisas biológicas. Quanta coisa foi descoberta, a ponto de hoje ser possível saber o quanto o ser humano já destruiu o planeta Terra, buscando agora formas para tentar reverter tal situação.

E com a escola, ou melhor, com a Educação, não poderia ser diferente. Ela também mudou. O perfil dos professores e a política também se transformaram conforme mudaram seus representantes. E a escola, como parte de uma sociedade que se desenvolve diariamente, não pode ficar fora desse movimento.

Quando se fala em Tecnologia e Educação, ainda existem muitas dúvidas de como fazê-la. Educadores e pais têm receio, o que é compreensível, mas não é interessante privar os alunos de tal acesso, logo que todos os alunos têm contato com a tecnologia e se sentem confortáveis ao usá-la.

A preocupação com esta integração entre “Recursos Tecnológicos e Conteúdos Pedagógicos” precisa acontecer de maneira natural, tanto para o aluno como também para o professor. Precisamos quebrar esta barreira, esta “muralha” de que “Ah! Vou perder meu lugar”.

Professor, você não perderá o seu lugar, a educação sem você não vai acontecer. Perceba que a tecnologia poderá apoiar suas aulas. Ela não pode estar em primeiro lugar, é apenas um recurso que você irá usar na aula, seja ele qual for: uma rede social de comunicação ou imagem, aplicativos, softwares.

Nem é necessário pontuarmos neste momento qual a ferramenta será utilizada – se um tablet, computador, celular ou notebook –, pois, independentemente dela, o ideal é que o planejamento da aula favoreça e intensifique o desenvolvimento e o aprendizado dos conteúdos pedagógicos, sendo o recurso tecnológico apoio para as atividades.

No caso de não ter muitas habilidades com esse tipo de planejamento, comece buscando leituras sobre esse assunto no site www.planetaeducacao.com.br. Leia também projetos que usaram a tecnologia e deram certo nos sites www.novaescola.com.br  e www.microsoft.com.br.

Você encontrará alguns planos de aulas, além de ideias e sugestões que podem ser adaptadas para a sua realidade. Não aponte os pontos negativos, pois já existem milhões de pessoas apegadas a isso. Mostre você a solução, tire fotos do seu projeto, registre os avanços dos alunos e mostre para o mundo quanta coisa é possível fazer se apontamos o lado bom das novas coisas.

Existe uma diversidade de blogs que também mostram projetos e planejamentos que deram certo e o que não deu. Por isso, é importante a seleção dos sites e blogs para que você tenha informações confiáveis e, até mesmo, se sinta estimulado a criar um e a compartilhar as suas experiências.

Lembre-se sempre da importância de se preparar, independentemente do conteúdo e do recurso que for utilizar em sua aula.

Ana Paula Barros de Paiva - Orientadora-Educacional na área de Informática Educacional na empresa Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br); pedagoga com ênfase em projetos educativos, com larga experiência no ensino e desenvolvimento da Educação Infantil em escolas públicas e privadas.

Reportar Erro
Dr Canela
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPINIÃO: RMCom: 60 anos  O abraço que atravessa gerações
Opinião
OPINIÃO: RMCom: 60 anos O abraço que atravessa gerações
Advogado especialista em Direito Eleitoral, Vinicius Monteiro
Opinião
Desinformação eleitoral e inteligência artificial: os novos limites da liberdade de expressão
Bosco Martins, jornalista e escritor
Opinião
Opinião: 'O Agente Secreto' e a sensação de 'já acabou?'
Imagem ilustrativa
Opinião
OPINIÃO - MS Cannabis: ciência, futuro e oportunidade
Foto: Fernando Donasci/MMA
Opinião
Opinião - COP30: Um chamado global que começa em cada gesto nosso
Eles voltavam da escola
Polícia
VÍDEO: Motorista atropela duas crianças e foge sem prestar socorro em Três Lagoas
Sistema do TJMS -
Justiça
Justiça de Sidrolândia será a primeira a usar novo sistema eproc do TJMS
Ilustrativa
Opinião
OPINIÃO: O novo desafio da educação
Corpos em área de mata foram levados para a praça da comunidade
Justiça
Defensoria do RJ aciona o STF após ser impedida de acompanhar perícias de mortos
Advogado especialista em Direito Eleitoral, Vinicius Monteiro
Opinião
OPINIÃO: Fidelidade partidária e os novos contornos para 2026

Mais Lidas

Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
A divulgação oficial dos nomes pré-selecionados ocorrerá no próximo sábado (13), durante o Natal na Praça Ary Coelho
Cidade
Divulgada lista de inscritos para 96 apartamentos no Jorge Amado; Confira