Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Opinião

Enem 2013: erros e acertos

31 outubro 2012 - 00h00Letícia Bechara

A data do exame se aproxima... No próximo final de semana, os candidatos farão a prova do Enem 2013. Há muito por trás desse teste. De suas funções, o Enem se presta a ser uma forma de entrada nas Universidades Federais. Mais de 70 universidades utilizam o modelo como forma de ingresso, parcial ou total. Interessante observar que dos 5,7 milhões de alunos inscritos nesse ano, 56% já concluíram o Ensino Médio, isso quer dizer que enxergam no exame a possibilidade de ingressar no Ensino Superior gratuito e de qualidade (com o valor da taxa de inscrição quase 70% menor que das universidades estaduais – R$ 35,00/ R$ 120,00).

Penso que se o acesso à universidade pública fosse mais democratizado, o número de pessoas com nível superior no Brasil seria muito diferente.

Apenas 26,2% dos alunos inscritos irão concluir o Ensino Médio em 2012, o que pode significar que boa parte dos formandos irão optar por outras universidades que não aderem ao sistema, como a USP.

Mais de 600 mil alunos irão realizar o exame com o objetivo que conseguir a certificação de conclusão do Ensino Médio. O que leva a crer que nosso Ensino Médio é ainda muito excludente, e que muitos se perdem no caminho e quando se dão conta da importância da certificação, enxergam no exame a possibilidade de dar continuidade aos estudos e acessar o ensino superior.

Entre erros e acertos das últimas edições, chegamos perto do exame sem maiores ocorrências. O ministro Aloizio Mercadante afirmou que “medidas de segurança do Enem foram reforçadas” para evitar vazamentos e problemas.

Os erros do passado serviram de experiência para o processo se tornar mais seguro e dar mais confiança aos alunos participantes.

Estes irão experimentar neste fim de semana um teste de suas habilidades e competências, reflexo do aprendizado dos três anos que frequentaram o Ensino Médio.

O momento da prova engloba outras questões também, como o preparo, concentração, técnica e controle da ansiedade. Essa combinação pode resultar em erros e acertos.

Os resultados individuais do Enem serão divulgados no dia 28 de dezembro e a partir de janeiro de 2013, os alunos poderão se inscrever para o processo de seleção unificado (SISU).

Pense no Enem como uma experiência, a primeira de muitas outras que virão ao longo da carreira profissional. E encare o momento como mais um processo de aprendizado. Some mais uma bagagem nesse percurso que está só começando!!

Boa prova.

Leticia Bechara - mestre em Educação e coordenadora do Vestibular e Relacionamento da Trevisan Escola de Negócios

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rogerio Zanetti
Opinião
OPINIÃO: Jornalista Sérgio Neves morreu na fila de transplante
Delcídio do Amaral, ex-senador e ex-ministro
Opinião
OPINIÃO: 10 anos de Lava Jato: Reflexões de Delcídio do Amaral
Fábio Marchi - Jornalista
Opinião
OPINIÃO: Os bebês que sobrevivem
Urandir Fernandes de Oliveira, empresário, pesquisador e CEO de Dakila
Opinião
OPINIÃO: A cidade perdida Z, ou mito Eldorado, descoberta por um instituto de Mato Grosso do Sul
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Opinião
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Rafael Antonio Scaini e Muriel Arantes Machado
Opinião
OPINIÃO: Ato cooperativo na recuperação judicial
Pedrinho Feitosa, jornalista e presidente da Executiva Municipal e Coordenador Político do PRD regional
Opinião
Opinião - Na casa da mãe Joana, quem manda é Tereza

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
"Playboy da Mansão" Marcel Costa Hernandes Colombo, 31 anos, foi assassinado com tiros de pistola 9mm
Justiça
Após derrotas recursais, 'Jamilzinho' vai a júri pela morte de 'Playboy da Mansão'