Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Opinião

OPINIÃO - O CENTRO DA CIDADE TEM SALVAÇÃO

Não quero aqui apontar o dedo e procurar culpados, mas fazer reflexão para uma solução

31 março 2023 - 14h27Fayez Rizk    atualizado em 31/03/2023 às 15h09

Infelizmente, o outrora vibrante local, hoje está quase um deserto, com portas cerradas e placas de aluga-se ou vende-se como sinalizadoras dessa triste situação.

Mas tenho esperança que de, com boa vontade política e participação da sociedade, podemos recuperar essa parte da cidade.

Porque chegamos nessa situação?

Como em acidentes de aviação, não há uma única causa ou responsabilidade e, no caso, houve uma série de equívocos, tanto por parte da iniciativa privada como por parte do poder público.

Não quero aqui apontar o dedo e procurar culpados, mas fazer uma reflexão para uma solução.

A maior causa dessa situação, mas não a única, é a mobilidade urbana, ou melhor, a deficiência do planejamento e da operação da mobilidade em toda a cidade.

Quando falo em mobilidade, trato de uma série de fatores, desde históricos, passando pelo comportamento típico de nossa população, evolução sócio econômica, histórico de planejamento urbano, controle de tráfego, sistemas de transporte, tamanho da área urbana, etc...

Para compreensão do problema temos que necessariamente olharmos para o passado, a começar pelo plano urbanístico elaborado pelo Arquiteto e Urbanista Jaime Lerner, na década de 70 e que desenhou fundamentalmente a cidade atual, mesmo passado quase cinco décadas.

Naquele Plano, a cidade era dividida- e ainda o é- em regiões periféricas ao Centro, ligadas por eixos de crescimento e ligação, nas saídas para Cuiabá, São Paulo, Três Lagoas, Sidrolândia, Aquidauana e Rochedo.

Na lógica desse Plano, nas periferias urbanas (da época!) Situavam-se os terminais de transporte por ônibus, que seriam alimentados por linhas auxiliares nesses bairros, também por linhas circulares e pelo sistema de ciclovias nos bairros, este sequer esboçado.

Esses terminais eram ligados a um terminal central – a antiga rodoviária -por linhas expressas de grande capacidade, conforto e velocidade, através de corredores exclusivos ou preferenciais.

A partir desse terminal central as pessoas se deslocariam a pé, com conforto, por calçadas de qualidade, acessíveis, arborizadas, limpas, seguras, em direção ao centro de então, ou por ônibus menores e com a mesmo bilhete para regiões um pouco mais distantes desse terminal.

Infelizmente esse terminal central foi desativado, provocando uma desestruturação de todo o sistema e encarecendo a passagem.

Como resultado desse equívoco, o deslocamento das pessoas rumo ao centro, sejam trabalhadores ou usuários do comércio ou serviços, ficou muitas vezes inviável. Isso produziu um aumento no número de veículos, especialmente motocicletas, com impacto em acidentes – e custo de saúde pública - e principalmente, o surgimento dos “centros” nos bairros, como exemplos, a Ruas e avenidas da Divisão, Souto Maior, Cel. Antonino, Jerônimo de Albuquerque e tantas outras.

Hoje é este o cenário: temos um sistema de transporte coletivo totalmente desestruturado e inviável economicamente. Como uma roda perversa, mais linhas de ônibus sem planejamento coordenado, custos maiores, passagens mais caras e por consequência, menor número de usuários, realimentando (elevando) os custos do sistema e consequente desorganização.

Isso sem falar sobre a elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana consistente, abordando novas formas de transporte, como por exemplo, com veículos elétricos ou mesmo o VLT.

Por falar nisso, no começo da década de 90, participei como consultor da elaboração de um sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) totalmente viável na época, mas misteriosamente “sumido” (não há outra expressão...)

Em próximos textos, abordarei outras causas e propostas de solução.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rogerio Zanetti
Opinião
OPINIÃO: Jornalista Sérgio Neves morreu na fila de transplante
Delcídio do Amaral, ex-senador e ex-ministro
Opinião
OPINIÃO: 10 anos de Lava Jato: Reflexões de Delcídio do Amaral
Fábio Marchi - Jornalista
Opinião
OPINIÃO: Os bebês que sobrevivem
Urandir Fernandes de Oliveira, empresário, pesquisador e CEO de Dakila
Opinião
OPINIÃO: A cidade perdida Z, ou mito Eldorado, descoberta por um instituto de Mato Grosso do Sul
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Opinião
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Rafael Antonio Scaini e Muriel Arantes Machado
Opinião
OPINIÃO: Ato cooperativo na recuperação judicial
Pedrinho Feitosa, jornalista e presidente da Executiva Municipal e Coordenador Político do PRD regional
Opinião
Opinião - Na casa da mãe Joana, quem manda é Tereza

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria