Menu
Menu
Busca sexta, 14 de junho de 2024
Prefeitura Refis Junho24
Opinião

OPINIÃO: Os egos enlouquecidos

26 janeiro 2023 - 12h40Fayez Feiz José Rizk    atualizado em 22/02/2023 às 16h47

“O ego é o pior inimigo do Eu, mas o Eu é o melhor amigo do ego. O ego é um péssimo senhor, mas é um ótimo servidor”. Essa citação do antiquíssimo texto Baghavad Gita é atualíssima para explicar essa verdadeira neurose coletiva que atinge uma parte, minoritária, de nossa população.

Da mesma forma, a também antiga citação de Heráclito de Éfeso cabe como uma luva nesse cenário: “o fanatismo é o mal sagrado”.

Estou estupefato, senão enojado, com a atitude de algumas pessoas, que eu tinha em consideração como esclarecidas, muitas delas com relação de amizade antiga, quando, diante do quadro estarrecedor dos NOSSOS IRMÃOS yanomamis, tentam não enxergar ou esconder a dimensão da tragédia e, pior, atacam agressivamente com palavras – e até ameaças – quem está enxergando realmente a situação.

O ego inflamado dessas pessoas não lhes permite reconhecer que erraram na sua livre opção política, gritam que tudo é falso, é invenção da “mídia comprada”, do “comunismo”...

Aliás, essa de taxar seus adversários ideológicos– que eles veem como inimigos – como “comunistas” é de dar frouxos de risos, apesar do momento sombrio que atravessamos. Mas não vale a pena nem prosseguir nesse esclarecimento porque o EGO sufocou o livre arbítrio dessas pessoas, e não lhes é permitido admitirem o erro por terem se fanatizados na idolatria de um sujeito com claros sinais de psicopatia.

A outra face dessa loucura é a polarização: para esses doentes, quem não concorda com o seu ídolo, necessariamente é apoiador do “outro lado”. Talvez essa seja o grande entrave da nossa democracia.

De minha parte, sempre disse: “hay gobierno, soy contra”! Entendam: não consigo enxergar nenhum governo em que votei e nos diversos em que trabalhei, sem a necessária atitude CRÍTICA.

Mas esses pobres coitados, doentes, não conseguem se libertar dessa verdadeira obsessão espiritual em que estão metidos.

A minha idade já me permite não aceitar mais a convivência e conivência com esses seres de energia negativa: estou cortando sem nenhuma pena ou dó!

E por último, considero bolsonaristas e luloafetivos farinhas do mesmo saco. Sendo muito ranziza, parte “boa” do ego: fanáticos, tenho dito e não me encham o saco, estou protegendo o meu EU. Não tenho doçura e paciência de Chico Xavier.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPINIÃO: OBRIGADOS A REPENSAR NOSSO LUGAR
Opinião
OPINIÃO: OBRIGADOS A REPENSAR NOSSO LUGAR
Sasha van Lammeren é jornalista, mestre em Comunicação Política e Doutorando em Ciência Política
Opinião
OPINIÃO: O BOLSONARISMO e o LULISMO
Juiz Aluízio Pereira dos Santos -
Opinião
OPINIÃO: Reflexão sobre tornozeleira

Mais Lidas

Estátua em homenagem ao cantor João Carreiro
Comportamento
Vai ter estátua! Mesmo com polêmicas, 'Tributo a João Carreiro' acontece nesta quarta
Rua 14 de Julho
Geral
Abre e fecha de Santo Antônio: Confira o que funciona na Capital no feriado
Cantor sertanejo cancela shows ao ser diagnosticado com tumor cerebral
Geral
Cantor sertanejo cancela shows ao ser diagnosticado com tumor cerebral
Maria Isabel e Marco Antônio | Anna Colombi e o noivo
Comportamento
Santo Casamenteiro? Jovens encontraram o amor após acharem aliança em bolo na Capital