Os estudantes de engenharia, matemática, economia, informática e ciências naturais, ouvidos na pesquisa, almejam uma carreira de sucesso e, ao mesmo tempo, desejam tempo livre para a vida privada. Preferem trabalhar em seu país de origem e, no caso de ter que atuar em uma nação estrangeira, optam pelos Estados Unidos. No entanto, os motivos que levariam os brasileiros a exercer funções em um país diferente está ligado à falta de emprego adequado no próprio país – o Brasil liderou o item com 28%, em comparação com alemães (24%), romenos (22%) e chineses (14%).
Jovens com boa formação, com conhecimentos de língua e cultura estrangeira, que tenham domínio de informática, que se expressem com clareza e tenham um currículo turbinado com experiências práticas em programas de estágio, têm uma chance real de alcançar sucesso rápido na carreira escolhida. Isso porque existem muitas funções no mercado de trabalho que necessitam de mão de obra especializada, apesar da retração da economia, verificada nos últimos dois anos.
Com 50 anos de experiência na inserção de jovens no mercado de trabalho, o CIEE investe na qualificação em programas de estágio e aprendizagem para fortalecer a presença de novos talentos nas empresas e órgãos públicos, sabendo que o país colherá frutos mais à frente. A pesquisa do grupo Continental mostra que os brasileiros ainda mantém o otimismo, porque enxergam perspectivas no futuro. Então, é uma boa hora para as empresas apostarem nos novatos, convocando-os para programas de capacitação prática a fim de formar seus próprios talentos.
Luiz Gonzaga Bertelli - presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Opinião
OPINIÃO: RMCom: 60 anos O abraço que atravessa gerações

Opinião
Desinformação eleitoral e inteligência artificial: os novos limites da liberdade de expressão

Opinião
Opinião: 'O Agente Secreto' e a sensação de 'já acabou?'

Opinião
OPINIÃO - MS Cannabis: ciência, futuro e oportunidade

Opinião
Opinião - COP30: Um chamado global que começa em cada gesto nosso

Polícia
VÍDEO: Motorista atropela duas crianças e foge sem prestar socorro em Três Lagoas

Justiça
Justiça de Sidrolândia será a primeira a usar novo sistema eproc do TJMS

Opinião
OPINIÃO: O novo desafio da educação

Justiça
Defensoria do RJ aciona o STF após ser impedida de acompanhar perícias de mortos

Opinião







