O Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP) do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) emitiu uma recomendação ao Delegado-Geral e Presidente do Conselho Superior da Polícia Civil de MS, Dr. Roberto Gurgel de Oliveira Filho, sobre a necessidade de padronização das diligências mínimas a serem realizadas pela Polícia Civil na instrução de Inquéritos Policiais que apurem a prática de crimes dolosos contra a vida, mesmo que na forma tentada.
A recomendação também abrange casos de morte de civis em decorrência de intervenção policial, conhecidos tecnicamente como mortes decorrentes de intervenções policiais (MDIP).
A recomendação enfatiza a importância de realizar exames detalhados nos casos de morte de civis em razão de intervenção policial, incluindo o exame do local da morte violenta e laudo pericial de todas as armas de fogo envolvidas, tanto as portadas pelos integrantes da guarnição quanto as portadas pelas eventuais vítimas, além das munições apreendidas no local. O exame necroscópico direto também é destacado como fundamental e deve ser realizado pelo Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL).
Nos casos de tentativa de homicídio, mesmo sem preservação do local e com o socorro da vítima já realizado, a recomendação ressalta a necessidade do comparecimento da Autoridade Policial e do acionamento da perícia técnica para a realização dos exames de praxe, especialmente o exame do local do crime. Em situações em que a perícia técnica não compareça, é recomendado capturar imagens amplas do local para registrar elementos que possam indicar indícios sobre a dinâmica do delito.
A recomendação, que pode ser consultada na íntegra a partir da página 34 do Diário Oficial do MPMS.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem é encontrado morto em calçada com perfurações no pescoço em Dourados

VÍDEO: Armado com faca e nu, homem invade casa de professora no Monte Líbano

Polícia Militar apreende 47 kg de cocaína e desativa laboratório de refino em Três Lagoas

Adolescente de 15 anos morre ao ser atropelado em Dourados

VÍDEO: Homem morre após ser atingido por barra de supino em academia

Motociclista morre dias após ser atingido por carro em Bataguassu

Pai e filho de 9 anos ficam feridos durante acidente em Dourados

Homem é preso após ameaçar família e disparar arma de fogo em Corumbá

Briga em clínica de reabilitação vai parar na delegacia em Campo Grande


Viatura PCMS - (Foto: Reprodução)




