Homem que não teve a identidade divulgada foi preso pela Polícia Civil na sexta-feira (6), em Brasilândia, pelos crimes de racismo e intolerância, depois de uma postagem em rede social.
De acordo com nota da polícia, o suspeito publicou fotografia retratando luta entre dois macacos com a seguinte mensagem: “Quando sobra uma vaga de cota”.
A postagem foi denunciada ao Ministério Público de São Paulo, que encaminhou o caso à Polícia Civil daquele estado. Por meio de rastreamento, a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi ) obteve dados relacionados ao IP e titular da linha telefônica utilizada para acesso à internet.
A partir destas informações, o caso foi repassado para a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, que representou pela expedição de mandado de busca e apreensão para a casa do suspeito.
O objetivo era apurar a existência de outros materiais de cunho racista armazenado em computadores ou outras mídias.
A justiça acolheu o pedido, que teve parecer favorável do Ministério Público, e expediu mandado de busca e apreensão domiciliar. Na tarde de sexta-feira, a polícia executou a medida e apreendeu um computador, um telefone celular e um pendrive.
O material será submetido a exame pericial para verificação da existência de imagens, mensagens ou qualquer tipo de menção de cunho racista ou de intolerância, o que deve fechar a apuração sobre o fato.
“Embora a prática da infração penal já estivesse comprovada pelos prints e afastamento de sigilo telemático, a execução da busca domiciliar objetiva robustecer o conjunto probatório e, quiçá, angariar provas de outras infrações penais de mesma natureza praticadas por meio cibernético”, disse delegado Thiago José Passos da Silva, de Brasilândia.
O suspeito foi conduzido para interrogatório e reconheceu a autoria da postagem, contudo, negou que tivesse cunho discriminatório, tratando-se, em sua visão, de mera crítica ao sistema de cotas universitárias.
A pena para o crime de racismo, praticado na modalidade investigada no presente caso, é de dois a cinco anos, além de multa.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Aquidauanense morre após dias internada por acidente no RJ

Bombeiros fazem buscas por homem desaparecido no Rio Dourados

Motoentregador morre dias após acidente em cruzamento de Ivinhema

Operação da PM prende dois e apreende mais de 170 quilos de droga na Capital

Criança é hospitalizada após ser atacada por pitbull em Ponta Porã

Motociclista fica em estado grave ao bater em caminhão estacionado na Capital

Morte de Vandermárcio: TJMS atende defesa e manda fazer reprodução simulada dos fatos

Aluno com TDAH é agredido por colega de sala em escola de Sidrolândia

Homem ataca celular no rosto da esposa durante atendimento em UPA da Capital






