Um cenário de abandono e fome levou o Ministério Público de Mato Grosso do Sul a abrir uma investigação para apurar maus-tratos contra mais de 8.800 bovinos em propriedades rurais de Paraíso das Águas. A situação foi descoberta após uma fiscalização da Polícia Militar Ambiental e da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).
Segundo o relatório dos fiscais, os animais estavam extremamente magros, fracos e sem acesso adequado a alimento. As pastagens estavam tão degradadas que grandes trechos tinham apenas solo exposto, sem capim suficiente para sustentar o rebanho. Durante a vistoria, foram encontradas 27 carcaças em diferentes estágios de decomposição, o que indica que a morte de animais já vinha ocorrendo há semanas.
A pouca alimentação disponível também chamou atenção: apenas seis rolos de feno e pequenas porções de sal mineral para milhares de cabeças de gado.
O dono das propriedades foi autuado pelo Imasul e pela Iagro. Além da multa, que corresponde a 177.200 Uferms, o rebanho foi oficialmente apreendido, mas o produtor acabou nomeado como fiel depositário, ou seja, responsável por manter os animais vivos até definição do caso.
Ele foi notificado a fornecer comida suficiente para todo o rebanho em até cinco dias. Caso descumpra, pode receber novas punições, previstas no Decreto Federal nº 6.514/2008, que estabelece multas entre R$ 1 mil e R$ 1 milhão para quem ignora determinações de órgãos ambientais.
Além das infrações administrativas, o Ministério Público lembra que a situação pode configurar crime ambiental. O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais prevê pena para quem pratica maus-tratos contra animais domésticos ou domesticados.
Por isso, o MP requisitou à Polícia Civil a abertura de um inquérito policial para investigar o caso sob o ponto de vista criminal.
A investigação segue em andamento, e o Ministério Público afirma que vai acompanhar as condições dos animais e a adoção das medidas emergenciais exigidas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem é esfaqueado no pescoço durante festa no Nova Lima

Mulher sofre fratura na costela após ser espancada pelo ex em Batayporã

Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa

Homem é encontrado morto em calçada com perfurações no pescoço em Dourados

VÍDEO: Armado com faca e nu, homem invade casa de professora no Monte Líbano

Polícia Militar apreende 47 kg de cocaína e desativa laboratório de refino em Três Lagoas







