Menu
Busca sábado, 27 de novembro de 2021
(67) 99647-9098
Assembleia Nov21
Polícia

Operação da PF desmonta plano internacional de tráfico de drogas

Operação Lavaggio 2 é um desdobramento da Operação Overload

25 outubro 2021 - 15h51Camila Farias - Da Agência Brasil

A Polícia Federal lançou hoje (25), uma operação para aprofundar a investigação de crimes de lavagem de dinheiro cometidos por pessoas envolvidas no programa internacional de tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo.

A Operação Lavaggio 2 é um desdobramento da Operação Overload e visa também identificar bens adquiridos com recursos obtidos por meio das atividades criminosas e os envolvidos que tenham autorizado o uso de seus nomes para a compra dos bens.

Segundo a PF, esta fase das investigações está focada em um dos investigados e seus familiares residentes no Mato Grosso. “Esse envolvido utilizava a logística do Aeroporto Internacional de Viracopos para enviar remessas de grande quantidade de drogas para a Europa, já tendo identificado movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada, além da aquisição de joias, relógios e veículos de luxo, além de apartamentos, empreendimentos imobiliários em São Paulo e uma fazenda em Mato Grosso”, diz a PF.

Nesta segunda-feira, policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Campinas, sendo cinco em Mato Grosso e dois em São Paulo.

Fases e desdobramentos

A primeira fase das investigações foi a Operação Overload, quando foi constatada existência de uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas operando a partir de Viracopos, envolvendo empregados de empresas terceirizadas, de companhia aérea, integrantes das Forças de Segurança Pública e estrangeiros em solo europeu. Foram presas 32 pessoas e apreendidos veículos e dinheiro no valor aproximado de R$ 3 milhões.

A Operação AKE, o primeiro desdobramento da Overload, cumpriu sete mandados de prisão preventiva expedidos contra os investigados que compunham parte da organização criminosa, estando estes presos até a presente data.

Na Operação Lavaggio 1, a PF identificou 20 atos de lavagem de dinheiro relacionadas a um dos principais investigados. Nesta fase foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e sete ordens judiciais de bloqueio de imóveis, com valores acima de R$ 3 milhões.

A quarta fase foi a Operação Airline, quando a PF cumprir 18 mandados de prisão preventiva dos envolvidos e dois mandados de busca e apreensão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia
Rádio clandestina é fechada em Naviraí
Polícia
Mulher morre após ser atingida por peça de caminhão na BR-262
Polícia
PRF é suspeito de atirar em amante da mulher dentro de motel na capital
Polícia
Adolescente é morto por engano um dia antes de doar medula para o pai
Polícia
AO VIVO: Traição termina com baleado e mulher espancada no Nova Lima
Polícia
Polícia Civil incinera mais de 4 toneladas de drogas em MS
Polícia
Bebê de oito meses morre em acidente de carro na fronteira
Polícia
Dourados tem Operação Lei Seca deflagrada neste fim de semana
Polícia
Homem é preso roubando fiação elétrica do Horto Florestal
Polícia
Homem foge após capotar veículo recheado com maconha

Mais Lidas

Polícia
PRF é suspeito de atirar em amante da mulher dentro de motel na capital
Saúde
Após registrar surto da doença ‘mão-pé-boca’, saúde emite alerta
Política
JD1TV - Sextou: Vereador posta vídeo dançando dentro do plenário da Câmara da Capital
Política
Dancinha de vereador irrita Carlão