O Procurador-Geral da República, Paulo Gustavo Gonet, o Secretário-Geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Carlos Vinícius Alves Ribeiro, e o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Romão Ávila Milhan Junior, estiveram em agenda no interior de Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (26), para avaliar a vulnerabilidade da chamada fronteira seca com o Paraguai, em uma ação voltada ao mapeamento do avanço do crime organizado e dos conflitos agrários na região.
A visita técnica começou com uma recepção estratégica das equipes da Assessoria Militar do MPMS (Asmil), do Batalhão de Choque e da Força Tática do 4º BPM. Especialistas do Choque apresentaram uma explanação detalhada sobre a escalada da violência envolvendo o conflito indígena, com foco nos confrontos registrados em Amambai e Antônio João.
Ainda pela manhã, a comitiva realizou um sobrevoo tático de helicóptero da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) em direção a Coronel Sapucaia, onde foi possível observar a porosidade da fronteira e os desafios logísticos enfrentados pelas forças de segurança em uma região em que a divisão entre Brasil e Paraguai, muitas vezes, é marcada por apenas uma rua.
Na chegada a Coronel Sapucaia, os integrantes da comitiva foram recebidos por tropas de elite do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF). Durante a visita, discutiu-se o impacto das organizações criminosas transnacionais e foram visitadas áreas próximas à residência de figuras conhecidas no histórico do tráfico local, como o chamado “Barão de Escurra”.
Outro ponto debatido foi a extinção do Programa Protetor, iniciativa que mantinha coordenações regionais permanentes acompanhando operações nas fronteiras brasileiras, e a transferência da unidade do Ministério Público Federal (MPF) de Ponta Porã para Dourados, realizada em 2020. O PGR se comprometeu a levar as demandas levantadas ao Ministro da Justiça.
Participaram ainda da comitiva diversas forças de segurança e inteligência: Batalhão de Choque, Bope, DOF, 4º BPM, Polícia Militar Rural e Ambiental, Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, 3ª Cia de Amambai, GISP (Agepen) e o Centro de Inteligência do MPMS.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Dois criminosos morrem em troca de tiros com a Polícia Militar em Dourados

Suspeitos usam drone para jogar drogas e celulares em presídio de Campo Grande

Morador de rua que pode deixar homem cego já tinha passagens por agressões na Capital

Adolescente é espancado a pauladas após bater em menino autista no Parque Ayrton Senna

Usando calcinha e sutiã, morador de condomínio é preso por importunação sexual no Parati

Cuidado! Mulher usa laudo falso de médica de SP para aplicar golpes em MS

Idoso de 69 anos morre ao ser atropelado por trator em assentamento de Bela Vista

Mulher fica ferida durante briga no centro de Campo Grande

Motorista de carreta é preso pelo DOF com R$ 310 mil em celulares na MS-040


Romão Ávila e Paulo Gonet - Foto: Decom/MPMS 


