A Polícia Militar Ambiental (PMA) deflagra a operação Padroeira do Brasil, a partir de amanhã (10), às 12h, com encerramento na próxima segunda-feira (15), às 7h30. Desde o ano passado, dentro da operação pré-piracema, que no ano passado foi realizada de forma unificada por todas as Unidades da Polícia Militar do Estado, com o nome de Pacificador 67. Serão utilizados 362 homens na fiscalização.
O objetivo da operação pré-piracema de reforço à fiscalização nos rios do estado, no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória, tendo em vista a proximidade do período de piracema e, portanto, quando vários cardumes já se encontram formados. Por esta razão, a quantidade de turistas e pescadores se intensifica, exatamente, em razão das facilidades de captura do pescado neste período. A Operação Pré-piracema se estenderá até o dia 5 de novembro.
Com os feriados prolongados nesta semana, dia da divisão do Estado (11) e da Padroeira (12), a fiscalização, que já está sendo efetuada com bastante intensidade, inclusive, com vários pescadores presos nos últimos dias, será aumentada nos rios, com uso de todo efetivo administrativo.
Os comandantes das 25 subunidades empregarão todo o efetivo no trabalho de fiscalização em suas respectivas áreas de atuação. Todo efetivo administrativo, que já foi reduzido para a operação pré-piracema, será utilizado na operação.
Três equipes da sede (Campo Grande) estarão itinerantes, fiscalizando todos os tipos de crimes e infrações ambientais, em contato com as equipes de rios, para a movimentação de presos e materiais para as delegacias, caso aconteçam prisões em flagrante.
PREVENÇÃO E REPRESSÃO AO TRÁFICO DE PAPAGAIOS – Durante esta operação, continua a atenção especial também ao crime de tráfico de animais silvestres, em virtude deste período crítico relativo ao tráfico de papagaios. Este é um período preocupante para a PMA com relação ao tráfico de animais silvestres, pois, de agosto a dezembro é o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado.
Outros crimes ambientais serão combatidos e prevenidos, tais como: desmatamento e carvoarias irregulares, com visitas às propriedades rurais, transporte ilegal de produtos perigosos, além de combate a todos os crimes contra a fauna e flora.
CRIMES ADVERSOS AOS AMBIENTAIS – Em todas as operações, a PMA tem prevenido e reprimido crimes de outra natureza adversa à ambiental, dentro de sua função constitucional de Polícia Militar. Nesta operação não será diferente. Crimes como o tráfico de drogas, de armas, contrabando, descaminho, furto e roubo de veículos, porte e posse ilegal de arma, entre outros serão combatidos.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ação da PM no Jd. Noroeste intercepta carga de cigarros contrabandeados que iria para SP

Suspeito de participar de ataque a tiros em Coxim é preso com submetralhadora

Homem tenta matar companheira asfixiada com travesseiro em Anastácio

Padrasto é preso após filmar enteada durante banho em Campo Grande

EgÃpcio é preso por extorsão e violência psicológica contra ex-mulher em Campo Grande

Acidente com ônibus na BR-267 deixa um morto e feridos em Nova Alvorada do Sul

Homem é baleado cinco vezes e busca unidade de saúde de moto em Campo Grande

Homem é preso após agredir mulher a pauladas em tentativa de feminicÃdio em Ponta Porã

Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova


Três equipes estarão itinerantes, fiscalizando todos os tipos de crimes e infrações ambientais. (Divulgação/PMA)



