Menu
Menu
Busca sexta, 13 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Polícia

Vazamento de querosene quase explodiu helicóptero após queda na Capital

Uma pane no motor fez com que a aeronave caísse na cabeceira da pista do aeroporto de Santa Maria

18 abril 2024 - 17h11Brenda Assis     atualizado em 18/04/2024 às 17h12

Um vazamento de querosene no helicóptero que caiu no Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande, poderia ter feito a aeronave explodir, conforme o Corpo de Bombeiros. O serviço rápido dos militares impediu que o risco virasse realidade.

Para a imprensa, o 2° Tenente do Corpo de Bombeiros, Felipe Bandeira, contou como foi feito o acionamento das equipes e o salvamento dos tripulantes no local. De primeiro momento, duas unidades de resgate para atender as vítimas, mais duas viaturas de combate, para fazer o atendimento de combate a um possível incêndio e explosão, porque estava vazando querosene.

“Quando chegamos no local, vimos que as vítimas estavam consciente, orientadas, com ferimentos leves, inclusive andando lá pelo local. Uma delas falou que estava com dor na lombar, sendo que essa foi a única vítima encaminhada para uma unidade de saúde”, disse.

Enquanto as vítimas eram atendidas, as outras unidades do Corpo de Bombeiros fez a contenção do líquido inflamável. Por conta do vazamento, existia um risco iminente de explosão.

“Segundo o piloto, eram uns 200 litros de querosene que tinham na aeronave. Para conter o vazamento, os militares jogaram areia e terra no local para poder absorver mais rápido e não ocorrer a explosão”, finalizou o 2º Tenente.

"Procedimento complexo" – À imprensa, a delegada Medina do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) de Mato Grosso do Sul afirmou não ser possível adiantar o que teria provocado a pane no motor que gerou o acidente. 

“Ainda é muito cedo, estamos nos procedimentos iniciais. Precisa ser feito com cautela e como todo procedimento a gente sabe que isso é complexo, preservando e respeitando tudo o que aconteceu", afirmou.

Nota do governo estadual – Momentos após a queda, o governo do estado de Mato Grosso do Sul publicou uma nota oficial sobre o acidente. No comunicado foi explicado que a aeronave é da Casa Militar do Estado.

"Informamos que o mesmo ocorreu na cabeceira da pista de pouso do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. Quatro servidores vinculados a Casa Militar, sendo dois pilotos e dois tripulantes, estavam na aeronave".

A aeronave envolvida no acidente é um helicóptero matrícula PT-HBM, modelo Bell 206. O mesmo estava há 20 minutos no ar, em um voo semanal de giro realizado para preservação do equipamento. Durante o voo, feito nas redondezas do Santa Maria, o motor sofreu uma pane.

Uma manobra de emergência chamada autorotação foi realizada pelos pilotos para que o pouso ocorresse na lateral da pista do aeródromo. "Contudo, ao tocar o solo, o helicóptero pironou - nome para uma espécie de capotagem - e acabou ocasionando o acidente. Como já estava em solo, a gravidade do ocorrido foi reduzida consideravelmente", finalizou a nota.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Suspeito de roubo é localizado e preso após intensa operação do Choque em MS
Polícia
Suspeito de roubo é localizado e preso após intensa operação do Choque em MS
Crime aconteceu no Portal da Lagoa, em Campo Grande
Polícia
Jovem é assassinado a tiros na frente de casa em bairro de Campo Grande
Penitenciária de Ponta Porã
Polícia
Presídio feminino de Ponta Porã passa por reformas e amplia projetos de ressocialização
Vítima faleceu no Hospital da Vida
Polícia
Pneu de moto estoura e idoso morre em acidente na BR-163, em Caarapó
Caminhão pegou fogo após a colisão
Polícia
Delegado salva vida de caminhoneiro em grave acidente na BR-262, em Água Clara
Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Polícia
TJMS autoriza exclusão de coronel da PMMS após condenação por contrabando e descaminho
Local do acidente - Foto: Reprodução / Três Lagoas No Ar
Interior
Acidente entre carretas provoca incêndio e interdição da BR-262 em Ribas do Rio Pardo
MPMS cumpre mandados em quatro estados em nova fase da Operação Pombo Sem Asas
Polícia
MPMS cumpre mandados em quatro estados em nova fase da Operação Pombo Sem Asas
Mais Social é um programa para famílias em situação de vulnerabilidade
Polícia
Governo de MS investiga fraude no programa Mais Social e exonera servidora
Carga apreendida pelos policiais
Polícia
DOF apreende carga contrabandeada de R$ 2,1 milhões em Santa Rita do Pardo

Mais Lidas

Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina
Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Drogas eram arremessadas para dentro do presídio
Polícia
Facção usava propina para arremessar drogas e celulares em presídio de Campo Grande
Criança estava na rua
Polícia
Criança de 4 anos é encontrada sozinha em rua do Aero Rancho