O ministro André Mendonça do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pediu vistas para analisar melhor a ação do deputado estadual Lucas de Lima para que sua saída do PDT-MS por justa causa fosse reconhecida. Até o momento o único voto é do ministro relator, Antônio Carlos Ferreira.
O julgamento virtual no TSE que começou dia 27 de junho e vai até o próximo dia 4 de agosto. Lucas de Lima se desfiliou alegando do PDT justa causa que foi reconhecida pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).
O partido recorreu da decisão do TRE-MS que permitiu a saída de Lucas junto ao TSE e o órgão superior emitiu uma decisão monocrática, através do ministro Antonio Carlos para que Lucas de Lima retornasse ao partido.
Com isso o parlamentar ajuizou a ação para manter que sua saída do partido seja reconhecida, caso contrário seu mandato pode ser cassado, devido a um processo movido pela suplente Glaucia Iunes (PDT) que recorreu à Justiça Eleitoral pela cassação do mandato do deputado e fundamentou o pedido na decisão monocrática do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A ação de Gláucia pedia ainda a concessão de uma tutela de urgência para evitar que o PDT ficasse sem representação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul enquanto o processo tramita. Porém, o juiz Carlos Alberto Almeida de Oliveira Filho, relator no TRE-MS indeferiu o pedido por ausência de pressupostos autorizadores e que parte dos argumentos são "meras alegações".
Sendo assim, a decisão sobre o pedido de Gláucia ocorrerá após o desfecho do julgamento no TSE.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Deputado estadual Lucas de Lima (Divulgação)



