Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
TJMS Abril24
Política

Azambuja decretará situação de emergência ambiental em MS

Com a medida, o Governo poderá obter recursos federais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil

14 setembro 2020 - 09h47Flávio Veras, com informações do Governo de MS

O governador Reinaldo Azambuja assina, na manhã desta segunda-feira (14), decreto de estado de emergência ambiental para todo o estado, devido à grande incidência de incêndios florestais e a rigorosa estiagem. A medida, que terá reconhecimento imediato do Governo Federal, garantirá a liberação de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para ampliar a estrutura operacional de combate aos focos de calor.

O decreto será assinado na presença do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. Ele se reuniu na tarde do último domingo (13) com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck. Também participaram do encontro, o Corpo de Bombeiros, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS), Ibama e Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

“O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) determinaram que seja feito o que for preciso para controlarmos os incêndios florestais em Mato Grosso do Sul”, garantiu Alexandre Alves. “Vamos reconhecer de imediato o decreto estadual de emergência e usaremos todas as soluções e tecnologias, colocando na conta do Estado ainda esta semana recursos para transportes, combustível e locação de aeronaves”, afirmou.

Ação conjunta

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil avalizou que não faltarão recursos financeiros para o Estado ampliar as ações de combate aos focos de incêndios, que agora e alastram, além do Pantanal, para as regiões de Alcinópolis e Costa Rica, na divisa com Mato Grosso e Goiás. “Vamos dar resposta imediata a estes desastres em apoio ao Estado, empenhando rapidamente a transferência de recursos. É a ordem que recebi do presidente”, completou.

Para que os recursos cheguem em caráter emergencial, a Semagro, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil definiram, na reunião com o secretário nacional, um plano de trabalho, elencando prioridades e projetando os custos operacionais para ampliar as ações de campo.

O titular da Semagro, Jaime Verruck, relatou ao representante do governo federal a situação crítica que o Estado enfrenta, devido a situação crítica de estiagem, responsável pela maior seca dos últimos 50 anos no Pantanal. “Estamos reforçando nossas ações num momento crítico, com o apoio do governo federal, para um combate mais intenso aos focos de calor, onde contamos também com aeronaves enviadas pelo Ministério do Meio Ambiente”, disse.

Verruck destacou também o apoio da ministra Tereza Cristina (Agricultura e Pecuária) na ampliação da força-tarefa criada pelo Governo do Estado em julho, quando o governador Reinaldo Azambuja decretou situação de emergência ambiental nos municípios pantaneiros de Corumbá e Ladário. O secretário citou ainda a participação do Exército, que enviou 70 homens para o combate aos incêndios no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, em Alcinópolis.


Mais de mil focos

Durante a reunião na Sala de Situação, o tenente-coronel bombeiro Waldemar Moreira, apresentou um balanço da Operação Pantanal II, da qual participam a Marinha do Brasil, e a propagação dos incêndios florestais no Estado. Neste domingo, conforme dados de satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram registrados 1.344 focos de calor, sendo 378 em Corumbá (28%), 373 em Alcinópolis (27,8%) e 130 em Pedro Gomes (9,7%).

De janeiro a agosto, a área queimada no Pantanal somou 2,49 milhões de hectares, sendo 1,2 milhão de hectares em Mato Grosso e 1 milhão em Mato Grosso do Sul. O Pantanal é o terceiro bioma brasileiro mais impactado e com maior concentração de focos de calor (10,9%), com uma área queimada que representa 12,35% de sua extensão. Os atuais focos se concentram nas regiões da Nhecolândia, Paraguai, Paiaguás e Nabileque.

Presentes à reunião o comandante do Corpo de Bombeiros de MS, coronel Joílson Alves do Amaral; coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Fábio Catarinelli; coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues; o superintendente regional do Ibama, coronel Luiz Carlos Marchetti; o diretor-presidente do Imasul, André Borges de Araújo; e a técnica da secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Gisele Paes Gouveia.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
Sem provas, Moraes conclui que Bolsonaro não pediria asilo à Hungria
Google
Política
Google proíbe publicidade política para eleições 2024
Sessão ordinária desta quarta-feira (24)
Política
Deputados aprovam e projeto sobre diagnóstico precoce do autismo vai à sanção
Waldecy Batista Nunes, o "Chocolate" -
Cidade
Ex-vereador "Chocolate" assume cargo na Câmara Municipal de Campo Grande
Foto: Luciana Nassar/Alems
Política
Assembleia vota nesta quarta-feira projeto de reajuste aos servidores da Casa
Foto: Câmara Municipal
Política
Claudinho Serra desmente renúncia
Sessão da Câmara
Política
Vereadores aprovam projeto que permite entrada de água em shows na Capital
Sessão ordinária desta terça-feira (23)
Política
Deputados aprovam projeto que prevê exame gratuito precoce de pacientes com autismo
Prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo -
Política
Vereadores de Sidrolândia aprovam CPI contra prefeita após escândalo de corrupção
Fernando Haddad
Política
Governo adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Polícia
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Encontrada em posição de cruz, garota de programa teria sido morta por ser 'impura'
Polícia
Encontrada em posição de cruz, garota de programa teria sido morta por ser 'impura'