O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quarta-feira (15), que a necessidade de fazer contingenciamentos (bloqueio das dotações orçamentárias) nos ministérios e órgãos federais se dá pelo país estar arrecadando menos do que o previsto no orçamento para este ano.
Ao desembarcar em Dallas, nos Estados Unidos, Bolsonaro afirma “Nós temos um problema, eu peguei um Brasil destruído economicamente também, então as arrecadações não eram aquelas previstas por quem fez o orçamento para o corrente ano, e, se não houver contingenciamento simplesmente, entro de encontro à Lei de Responsabilidade Fiscal”. O presidente participará de uma série de reuniões nos próximos dois dias, na cidade americana. Hoje a tarde, ele se encontrará com o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush.
Nesta quarta-feira, várias cidades brasileiras fizeram manifestações contra o bloqueio de verbas das universidades públicas e de institutos federais. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi convocado para ir à Câmara dos Deputados, a partir das 15h, para explicar aos parlamentares como será feito o contingenciamento dos recursos.
O presidente em exercício, Hamilton Mourão, disse que será uma oportunidade do ministro Weintraub esclarecer sobre o contingenciamento. “Nós temos falhado na nossa comunicação e agora é uma oportunidade, lá dentro do Congresso, que o ministro vai ter para explicar isso tudo”, disse.
Sobre as manifestações, Mourão disse que faz parte da democracia. “Desde que seja pacífica, ordeira e não limite o direito de ir e vir das outras pessoas, é uma forma que aqueles que se sentem inconformados têm de apresentar o seu protesto”, conclui.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Alems aprecia Balanço Geral do Estado referente a 2023

Câmara vota autorização para prefeitura contratar R$ 156 milhões em crédito

Lula propõe reunião dos Poderes para tratar de feminicídio

Lula nomeia Jaceguara Dantas para o CNJ a partir de 1° de fevereiro de 2026

Cidadania-MS realiza congresso, debate federação com o PSB e define nova direção

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA


“Nós temos um problema, eu peguei um Brasil destruído economicamente", disse Jair Bolsonaro (Marcos Corrêa)



