O candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) planeja reproduzir o trabalho do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) de Mato Grosso do Sul nas divisas do Brasil com 10 países.
A polícia especializada de fronteira foi criada há 31 anos em Mato Grosso do Sul para combater crimes do narcotráfico nas divisas com o Paraguai e a Bolívia. Mais de 450 toneladas de drogas foram retiradas de circulação em três décadas de trabalho.
Em vídeo divulgado na internet, Bolsonaro afirma ter um plano de segurança para o país “baseado no DOF, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, sediado na cidade de Dourados”. “Eles fazem um excelente trabalho na fronteira”, atesta o presidenciável.
Bolsonorado conheceu as estruturas do DOF em fevereiro deste ano. À época, o Departamento batia recordes de apreensões de cigarros, drogas e ilícitos. Só em 2017 foram apreendidas toneladas de maconha, cocaína, armas de fogo, munições, cigarros contrabandeados, agrotóxicos e pneus, além de veículos com registros de roubo e furto.
Atualmente, 51 cidades sul-mato-grossenses são monitoradas pelos policiais militares do DOF. A equipe tem presença efetiva em 730 quilômetros de fronteira seca, dos mais de 1.500 quilômetros de divisas com Paraguai e Bolívia.
O DOF atua nas rodovias estaduais no combate aos crimes e contravenções. Entre os mais recorrentes estão: tráfico de drogas, furto e roubo de veículos, cumprimento de mandados de prisão, contrabando e descaminho.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


DOF atua nas rodovias estaduais no combate aos crimes e contravenções (Divulgação)



