O candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) planeja reproduzir o trabalho do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) de Mato Grosso do Sul nas divisas do Brasil com 10 países.
A polícia especializada de fronteira foi criada há 31 anos em Mato Grosso do Sul para combater crimes do narcotráfico nas divisas com o Paraguai e a Bolívia. Mais de 450 toneladas de drogas foram retiradas de circulação em três décadas de trabalho.
Em vídeo divulgado na internet, Bolsonaro afirma ter um plano de segurança para o país “baseado no DOF, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, sediado na cidade de Dourados”. “Eles fazem um excelente trabalho na fronteira”, atesta o presidenciável.
Bolsonorado conheceu as estruturas do DOF em fevereiro deste ano. À época, o Departamento batia recordes de apreensões de cigarros, drogas e ilícitos. Só em 2017 foram apreendidas toneladas de maconha, cocaína, armas de fogo, munições, cigarros contrabandeados, agrotóxicos e pneus, além de veículos com registros de roubo e furto.
Atualmente, 51 cidades sul-mato-grossenses são monitoradas pelos policiais militares do DOF. A equipe tem presença efetiva em 730 quilômetros de fronteira seca, dos mais de 1.500 quilômetros de divisas com Paraguai e Bolívia.
O DOF atua nas rodovias estaduais no combate aos crimes e contravenções. Entre os mais recorrentes estão: tráfico de drogas, furto e roubo de veículos, cumprimento de mandados de prisão, contrabando e descaminho.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025


DOF atua nas rodovias estaduais no combate aos crimes e contravenções (Divulgação)



