Menu
Menu
Busca terça, 15 de julho de 2025
TJMS Mulher jul25
Política

Câmara eleva pena mínima para traficante de 5 para 8 anos de prisão

29 maio 2013 - 10h50Marcelo Casal Jr/ABr

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28), o aumento da pena mínima para traficantes que fizerem parte de organização criminosa de 5 para 8 anos de prisão. A punição máxima continua em 15 anos. Na prática, a medida fará com que não seja mais possível iniciar o cumprimento deste tipo de pena em regime aberto. Os parlamentares aprovaram também a permissão de que pessoas físicas e jurídicas recebam dedução do Imposto de Renda por doações ou patrocínios a projetos de tratamento de dependentes. A proposta segue agora para o Senado.

As decisões foram tomadas na conclusão da votação do projeto que altera o sistema nacional antidrogas. Na semana passada, os parlamentares já tinham aprovado a criação de uma cota de reserva de empregos em licitações públicas com mais de 30 postos de trabalho para dependentes em recuperação. O projeto também regulamenta a internação involuntária, aquela que acontece sem o consentimento do usuário. Pelo texto, ela poderá ocorrer por pedido da família ou de profissional da área de saúde ou assistência social.

O principal debate na votação foi sobre o aumento de pena. O PT apresentou um destaque tentando retirar o artigo que tratava do tema. Os deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e José Genoino (PT-SP) comandaram o partido nessa direção. "Esse endurecimento da repressão, que não separa traficante de usuário, vai piorar a situação e criar uma falsa ilusão", disse Genoino. "Com essa lei, você poderá pegar quatro pessoas fumando maconha e enquadrar como organização criminosa", afirmou Teixeira.

A maioria do plenário, porém, defendeu que é preciso endurecer as penas. O relator, Givaldo Carimbão (PSB-AL), afirmou que o foco é punir traficantes, dando aos usuários o atendimento necessário para sua recuperação. Ele acatou uma emenda do PT que diz que, no caso de réu primário com pequena quantidade de droga, a pena pode ser reduzida de 1/6 a 2/3.

A possibilidade de dedução do IR de doações e patrocínio para projetos de tratamento também foi alvo de destaque da bancada do PT. O deputado José Genoino chegou a sinalizar que o governo pode vetar o trecho da proposta. Parlamentares petistas destacaram que a medida pode fazer com que recursos que iriam para o Sistema Único de Saúde (SUS) sejam destinados a entidades privadas, como comunidades terapêuticas. A maioria, porém, entendeu que era necessário oferecer incentivos para o financiamento de políticas na área. O texto aprovado permite a dedução de até 30% das doações e patrocínios feitos, resguardados os limites da legislação do IR.

Em relação à internação involuntária, os deputados mantiveram texto aprovado na semana passada determinando que o pedido pode ser feito pela família ou profissional da área de saúde e assistência social. O PSDB tentou incluir uma emenda que determinava a participação do Ministério Público e de um juiz no processo, mas recuou diante de uma alteração prometida pelo relator para que o MP seja notificado da internação.

Via Estadão

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Divulgação
Política
Projeto do TCE-MS para regularização fiscal de Municípios com multas vai à 2ª discussão
Foto: Izaias Medeiros
Política
Última sessão do semestre na Câmara discutirá crédito suplementar de R$ 400 mil
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Política
Lula regulamenta a Lei de Reciprocidade Comercial
Pesquisa aponta favoritos na corrida pelo Senado; veja levantamento
Política
Pesquisa aponta favoritos na corrida pelo Senado; veja levantamento
Governador Eduardo Riedel
Política
Pesquisa mostra liderança de Riedel na disputa pelo governo de MS
Senador Nelsinho Trad (PSD-MS)
Política
Nelsinho Trad alerta para crise comercial com os EUA e convoca reunião emergencial no Senado
Câmara realiza reunião para alinhar estratégias sobre Corredor Bioceânico em Campo Grande
Política
Câmara realiza reunião para alinhar estratégias sobre Corredor Bioceânico em Campo Grande
Câmara aprova criação de programa que fiscaliza regulação de leitos do SUS
Saúde
Câmara aprova criação de programa que fiscaliza regulação de leitos do SUS
Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal licenciado
Política
Pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro é protocolado no STF
Fachada do prédio do Tribunal Regional Eleitoral -
Interior
Justiça Eleitoral determina que candidato a vereador em Paranaíba devolva R$ 10 mil

Mais Lidas

Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente de 15 anos é estuprada por motorista de ônibus em Campo Grande
Foto: Reprodução
Polícia
JD1TV: Motociclista perde o controle, cai e tem cabeça esmagada por ônibus em rodovia
Mãe e filha morreram no acidente
Interior
Moradoras de Campo Grande, mãe e filha morrem após carro cair em córrego na MS-141
Batalhão de Choque prendeu o suspeito e o levou para a Depac Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem se sente ofendido com música de 'corno' e atira em rapaz no Jd. Colúmbia