Foi publicado no Diário Oficial da Câmara dessa segunda-feira (23) que o Presidente da Casa de Leis promulgou a Lei n. 5.990, que permite que o Poder Executivo Municipal conceder desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) a empresas e cidadãos que instalarem câmeras de videomonitoramento de alta resolução em frente a seus estabelecimentos comerciais e/ou imóveis residenciais.
O objetivo é possibilitar a visualização das vias e espaços públicos e incentivar assim a melhoria dos procedimentos de segurança pública por meio da iniciativa privada. Um projeto denominado “Cidade Vigiada”.
O desconto poderá ser de até 15% (quinze por cento) no IPTU e também será garantido às empresas e os munícipes que já possuem câmeras de videomonitoramento em seus imóveis residências e estabelecimentos comerciais.
Para que o desconto seja garantido o sistema de videomonitoramento particular deverá efetuar a gravação 24 horas por dia, com qualidade que possibilite a identificação e reconhecimento das pessoas e placas de veículos captadas pelas câmeras, permitindo a gravação em CD/DVD, PEN DRIVE, ou dispositivo mais moderno e prático que vier a substituí-los.
A lei passa a vigorar a partir da data de publicação. Mais informações sobre a nova lei podem ser conferidas na página 1 do Diário Oficial da Câmara desta segunda-feira.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Imagem Ilustrativa (Reprodução)



