Menu
Menu
Busca segunda, 25 de maio de 2026
Assembleia Maio26
Política

Câmara vota eleição de diretores e alimentação inclusiva nas escolas

Projetos voltados à educação entram na pauta desta terça-feira (7)

07 abril 2026 - 09h36Sarah Chaves

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande votam, na sessão desta terça-feira (7), projetos com impacto direto na área da educação, com destaque para mudanças na gestão escolar e propostas voltadas à inclusão de alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme). 

Em única discussão, será analisado o Projeto de Lei 12.283/26, de autoria do Executivo com previsão de eleição direta para diretores e diretores adjuntos. A proposta atualiza a legislação vigente desde 2018 e amplia a participação da comunidade escolar no processo de escolha dos gestores.

Entre as mudanças, está a inclusão da Associação de Pais e Mestres e do Grêmio Estudantil, quando houver, nas instâncias de gestão das unidades. O texto mantém regras sobre inscrição de chapas, votação e apuração, mas reforça o objetivo de alinhar o modelo às diretrizes educacionais atuais e fortalecer a participação coletiva.

Também em pauta, em primeira discussão, está o Projeto de Lei 11.936/26, que cria o Programa de Apoio à Alimentação Escolar Inclusiva (PAAI). A proposta prevê a oferta de alimentação adaptada para estudantes com necessidades específicas, como transtorno do espectro autista (TEA), doença celíaca, intolerância à lactose, diabetes e outras condições que exigem dietas diferenciadas. O objetivo é garantir segurança alimentar e inclusão no ambiente escolar.

Outro projeto a ser votado trata do Auxílio Atleta, com mudanças no prazo para solicitação do benefício, passando de 60 para 45 dias antes das competições. A medida tem foco no incentivo ao esporte e não está diretamente ligada à área educacional.

Vetos

Os vereadores também analisam dois vetos do Executivo. Um deles refere-se ao projeto que proíbe o uso de câmeras para aplicação de multas de trânsito. A prefeitura aponta vício de iniciativa, argumentando que o município não pode limitar norma federal.

O segundo veto trata da proposta que previa a divulgação integral de contratos e documentos administrativos no Portal da Transparência. Segundo o Executivo, já existem mecanismos de transparência em funcionamento, além de questionamentos sobre a iniciativa e impacto da medida.

Reportar Erro
Abrasel Brasil Sabor Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Discussão é para a redução da carga horária de trabalho
Política
Acordo prevê regra de transição de 60 dias para fim da escala 6x1
O encontro reuniu parlamentares, vereadores, dirigentes partidários e representantes de diferentes municípios
Política
Republicanos aposta em aproximação política e filiações durante encontro em Dourados
O parlamentar foi diplomado pelo TRE-MS na sexta-feira (22)
Política
João César Mattogrosso é exonerado para assumir vaga na Assembleia
Direita amplia domínio em MS e abre nova disputa interna para 2026
Política
Direita amplia domínio em MS e abre nova disputa interna para 2026
Presidente Lula segue em agenda internacional
Política
'Vamos ver quem é quem', diz Lula sobre redução da jornada de trabalho
Daniel Vorcaro está preso preventivamente
Justiça
Advogado deixa defesa de Vorcaro após PF rejeitar delação premiada
Petista subiu dois porcentos na pesquisa Datafolha
Política
Datafolha: Lula chega a 40% e abre maior vantagem sobre Flávio Bolsonaro
João César Mattogrosso diz que 'servidores e MS' serão suas bandeiras na Assembleia
Política
João César Mattogrosso diz que 'servidores e MS' serão suas bandeiras na Assembleia
Rose afirmou que saiu da eleição municipal de 2024 com "gosto de vitória"
Política
Rose diz que seguirá centro-direita em 2026 e mantém sonho de governar MS
Plenário do Senado durante a sessão que iria apreciar a indicação
Política
Alcolumbre cancela votação de ministro indicado ao CNJ no Senado

Mais Lidas

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Justiça
Júri de homem acusado de matar esposa e filha terá segurança reforçada em Campo Grande
Equipes da Polícia Militar fazem o isolamento do local
Polícia
AGORA: Com sinais de violência, homem é encontrado morto no centro da Capital
Hospital da Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Menina de 1 ano é entubada com suspeita de estupro em Campo Grande
Presidente Lula segue em agenda internacional
Política
'Vamos ver quem é quem', diz Lula sobre redução da jornada de trabalho