Menu
Busca sexta, 31 de março de 2023
(67) 99647-9098
TJMS - Mar23
Política

Com pauta liberada, Plenário pode votar propostas de parlamentares

05 junho 2016 - 11h58Assessoria Câmara dos Deputados

Após a liberação da pauta que estava trancada por medidas provisórias, o Plenário poderá votar projetos pendentes de autoria dos parlamentares, como o Projeto de Lei 2020/07, da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), que regulamenta as medidas de segurança e fiscalização das casas noturnas.

A Câmara precisa analisar emendas do Senado ao texto, aprovado em abril de 2014. O projeto surgiu a partir dos trabalhos da comissão externa que acompanhou a investigação do incêndio na boate Kiss (Santa Maria-RS), em janeiro de 2013, no qual morreram cerca de 240 pessoas.

A principal mudança proposta pelo Senado prevê que os engenheiros e arquitetos, o Corpo de Bombeiros Militar, o poder público municipal, os proprietários de estabelecimentos e edificações e os promotores de eventos terão de observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) onde não houver regulamentação por parte dos órgãos competentes.

Entre outras medidas, o projeto cria penas de detenção de seis meses a dois anos para quem permitir o ingresso de pessoas em número maior que a lotação especificada e para quem descumprir determinações quanto à prevenção e ao combate a incêndio e desastres.

Recursos para a saúde

Entre as propostas de emenda à Constituição, estará em pauta a PEC 1/15, do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), que aumenta o piso de recursos federais direcionados à saúde pública anualmente.

O texto que precisa ser votado em segundo turno é um substitutivo da comissão especial, de autoria da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC). Ele aumenta o investimento mínimo obrigatório do governo em saúde nos próximos seis anos até atingir, a partir do último ano, 19,4% de sua receita corrente líquida em ações e serviços públicos de saúde.

Atualmente, a Emenda Constitucional 86 define os gastos mínimos da União com saúde em 13,2% da receita corrente líquida para 2016, subindo até 15% em 2020.

Eleição na OAB

Entre os projetos que dependem de aprovação de regime de urgência para votação está o PL 804/07, do deputado Lincoln Portela (PRB-MG), que muda o Estatuto da Advocacia e da Ordem os Advogados do Brasil (OAB) para prever a eleição direta e o voto secreto para a escolha da diretoria do Conselho Federal da entidade com a participação de todos os advogados inscritos.

Reajustes

O único projeto sobre reajustes do funcionalismo público que ficou pendente é o PL 7922/14, da Defensoria Pública da União, que estrutura carreiras do órgão, formadas pelos cargos de analista, de nível superior, e técnico, de nível intermediário. O texto também cria 1659 cargos de analista e 1092 de técnico.

Confira a pauta completa do Plenário

 

Estação Criança

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Processos da Lava Jato sobre caixa 2 de partidos são arquivados
Política
Assembleia analisa projeto para instalação do "botão do pânico" nas escolas
Política
Adriane tem papel de destaque 4ª Smart City Expo 2023
Política
Senado aprova projeto que nomeia Ayrton Senna como Patrono do Esporte do Brasil
Política
Gerson Claro pede manutenção emergencial em trechos de rodovias de MS
Política
Deputados votam alteração na Lei de licença-maternidade para servidoras
Política
Vereadores votam projeto contra intolerância religiosa nesta terça-feira
Política
Gerson quer que a concessão da BR-163 siga exemplo do Estado
Política
Vereadores de Corumbá vão a governadoria e falam em "coesão"
Política
"Sempre estará conosco", Riedel homenageia engenheira que faleceu em acidente

Mais Lidas

Polícia
Mesmo com medida protetiva, Cinthya foi assassinada a tiros na frente do filho
Brasil
Sertanejo Matheus, dupla com Zé Henrique, morre atropelado em SP
Brasil
Motorista morre dirigindo ônibus e estudante salva colegas ao estacionar veículo
Interior
Tragédia: Homem mata esposa a tiros e tira a própria vida na frente de criança em Rio Brilhante